IMA intima prefeitura a retirar entulhos das praias de Maceió

A Gerência de Monitoramento e Fiscalização encaminhou, nesta sexta-feira (11), uma autuação para a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (Seminfra) de Maceió, por dificultar ou impedir o uso público das praias e um termo de advertência para retirada imediata de entulhos e restos de construções que se acumulam nas praias da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiuca.
O auto de infração considera o descumprimento da legislação ambiental devido ao lançamento de resíduos sólidos de partes soltas e estruturas de contenção. O termo de advertência solicita a retirada imediata dos resíduos sólidos e das partes soltas de estruturas de contenção marítima nos trechos determinados da orla.
A medida foi tomada após recomendação da equipe do Gerenciamento Costeiro. O trabalho de monitoramento realizado, com foco nos processos erosivos e nas obras de contenção, tem evidenciado diversos casos de desmoronamento e desestruturação das construções.
“Os processos erosivos têm levado a substituição dos equipamentos de contenção da erosão, de modo emergencial, na maioria das vezes sem a eficiência desejada”, explicou Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro.
Dessa forma, com as múltiplas intervenções, ao longo do tempo se acumularam grande quantidade de entulhos, restos diversos de estruturas de obras de engenharia. Os restos, além de descaracterizar a paisagem e causar danos a biota de praia, ainda dificultam o acesso das pessoas em alguns trechos e ainda podem causar acidentes.
Considerando a Lei Federal nº 7.661/88, o Decreto 5300/04 e a Lei federal nº 960598, dentre outras, e por entender que a prefeitura de Maceió foi responsável pela maioria das intervenções, o IMA encaminhou a autuação para reparação dos danos causados pelos acúmulos dos entulhos.
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
