Procon alerta sobre cuidados necessários para evitar problemas em compras via internet
Ao realizar compras no comércio eletrônico, os consumidores devem manter-se atentos aos detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos, mas podem ter importância crucial, posteriormente na hora de fazer valer seus direitos.
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de Alagoas (Procon/AL) faz algumas recomendações para que o consumidor esteja seguro na hora de utilizar tal plataforma.
Antes de finalizar a aquisição do produto, um dos pontos mais importantes é conhecer a credibilidade dos sites em vista. Para tanto, o Procon/AL, em parceria com o Procon/SP, mantém atualizada uma lista de sites que devem ser evitados na hora de efetuar compras online.
Os endereços listados obtiveram um número recorrente de reclamações e foram notificados, no entanto, alguns não responderam ou não foram encontrados.Também vale a pena pesquisar pelo nome da empresa nos portais de busca, por meio do CNPJ, no site da Receita Federal.
O portal oferece informações de pessoas que já tenham utilizado o mesmo serviço. Após constatar que a empresa é fidedigna, o consumidor pode proceder e realizar sua compra. Porém, é imprescindível verificar junto ao site os procedimentos para reclamação, devolução do produto e prazo para entrega.
As medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários, assim como verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais. Como a compra feita pelo meio eletrônico não permite que o consumidor visualize o produto de perto, é possível efetuar o cancelamento, por qualquer razão, no prazo de sete dias.
Vale lembrar, que a restituição da quantia paga acontecerá da mesma forma em que foi concretizada. Por exemplo, se o pagamento for realizado pelo cartão de crédito ou débito, o valor será estornado, no entanto, se o pagamento for feito no boleto bancário, o consumidor receberá o reembolso por meio de um depósito em conta-corrente.
Em caso de dúvidas, denúncias ou reclamações, é possível ligar para Central de Atendimento 151 (ligação gratuita) ou procurar pelo Procon mais próximo em sua cidade.
Últimas notícias
Homem é preso com revólver calibre 38 no bairro Primavera, em Arapiraca
Homem é preso com dez tabletes de maconha no Village Campestre, em Maceió
Corpo com marcas de tiros é encontrado ao lado de motocicleta no Centro de Coqueiro Seco
Suspeito é preso com quase 200g de maconha durante operação do Choque na Vila Brejal
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
