Programação da Festa de Penedo será decidida em audiência pública nesta quinta

Na manhã desta quinta-feira(17) artísticas, artesãos, empresários do setor turístico e econômico de Penedo vão se reunir com gestores públicos municipais, estaduais e federais para decidir se vai ser realizada a programação artística e cultural da Festa de Bom Jesus dos Navegantes. A festa acontece na segunda semana de janeiro de 2016, em Penedo.
A audiência pública que será realizada a partir da 9h na Casa de Aposentadoria, localizada na Praça Barão de Penedo, foi uma convocação do prefeito Marcius Beltrão, para que os diversos segmentos da sociedade discutam a viabilidade econômica da festa, mesmo diante da crise financeira que afeta o município.
A Festa de Bom Jesus dos Navegantes que é uma tradição secular nas cidades que margeiam o velho chico, reverência o Glorioso, santo protetor dos pescadores. As dificuldades financeiras impediram que o município de Penedo realize as festividades na sua totalidade. Habitualmente são três dias de programação festiva com programação cultural e artística e no domingo, a procissão pelo São Francisco, é o ponto alto das festividades. Mas nos últimos dois anos, a prefeitura do município só realizou a programação religiosa.
Se por um lado a não contratação de shows contribuiu para reduzir os gastos com o dinheiro público, por outro, os comerciantes, artesãos, hoteleiros, taxistas, barqueiros, entre outros profissionais, sentiram que o cancelamento da festa enfraqueceu a economia local.
Durante os quatro dias de programação cerca de 250 a 300 mil circulam em Penedo consumindo produtos e usando serviços aquecendo a economia da região. Esse foi um dos principais motivos da convocação da audiência pública: fazer um comparativo entre os recursos públicos gastos no investimento da festa e o que o setor econômico deixa de ganhar com o cancelamento do evento tradicional dos ribeirinhos.
A assessoria de comunicação do município informou que durante a audiência pública o prefeito Marcius Beltrão vai apresentar uma planilha com todos os recursos que devem ser gastos caso o evento seja realizado. Agora é esperar o resultado da audiência pública para saber como será a Festa do Bom Jesus dos Navegantes de 2016.
Últimas notícias

Homem é preso por ameaçar ex-companheira e filha de 4 anos em Arapiraca

Suspeito de agredir mulher com martelo é preso ao tentar invadir a casa dela, em Maceió

Polícia apreende armas e drogas na Barra de Santo Antônio

Homem é preso após disparar arma de fogo contra parede de bar em Arapiraca

Homem é procurado após tentar matar esposa com pedra e fugir, em Maceió

Suspeito de sequestrar sobrinha de sete anos é preso em São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
