Baixo São Francisco

Programação da Festa de Penedo será decidida em audiência pública nesta quinta

Por 7Segundos 17/09/2015 07h07
Programação da Festa de Penedo será decidida em audiência pública nesta quinta
Bom Jesus dos Navegantes - Foto: 7Segundos

Na manhã desta quinta-feira(17) artísticas, artesãos, empresários do setor turístico e econômico de Penedo vão se reunir com gestores públicos municipais, estaduais e federais para decidir se vai ser realizada a programação artística e cultural da Festa de Bom Jesus dos Navegantes. A festa acontece na segunda semana de janeiro de 2016, em Penedo.


A audiência pública que será realizada a partir da 9h na Casa de Aposentadoria, localizada na Praça Barão de Penedo, foi uma convocação do prefeito Marcius Beltrão, para que os diversos segmentos da sociedade discutam a viabilidade econômica da festa, mesmo diante da crise financeira que afeta o município.

A Festa de Bom Jesus dos Navegantes que é uma tradição secular nas cidades que margeiam o velho chico, reverência o Glorioso, santo protetor dos pescadores. As dificuldades financeiras impediram que o município de Penedo realize as festividades na sua totalidade. Habitualmente são três dias de programação festiva com programação cultural e artística e no domingo, a procissão pelo São Francisco, é o ponto alto das festividades. Mas nos últimos dois anos, a prefeitura do município só realizou a programação religiosa.

Se por um lado a não contratação de shows contribuiu para reduzir os gastos com o dinheiro público, por outro, os comerciantes, artesãos, hoteleiros, taxistas, barqueiros, entre outros profissionais, sentiram que o cancelamento da festa enfraqueceu a economia local.

Durante os quatro dias de programação cerca de 250 a 300 mil circulam em Penedo consumindo produtos e usando serviços aquecendo a economia da região. Esse foi um dos principais motivos da convocação da audiência pública: fazer um comparativo entre os recursos públicos gastos no investimento da festa e o que o setor econômico deixa de ganhar com o cancelamento do evento tradicional dos ribeirinhos.

A assessoria de comunicação do município informou que durante a audiência pública o prefeito Marcius Beltrão vai apresentar uma planilha com todos os recursos que devem ser gastos caso o evento seja realizado. Agora é esperar o resultado da audiência pública para saber como será a Festa do Bom Jesus dos Navegantes de 2016.