Mundo

Terremoto atinge o Chile e tremor é sentido no Brasil, relatam internautas

Por Uol 17/09/2015 07h07
Terremoto atinge o Chile e tremor é sentido no Brasil, relatam internautas
- Foto: Agências Internacionais

Um terremoto de magnitude 8,3 atingiu o Chile, próximo a região de Valparaíso, na noite desta quarta-feira (16) sacudindo prédios e fazendo as pessoas buscarem refúgio nas ruas, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do tremor foi a cerca de 55 km a oeste de Illapel. Ele ocorreu por volta de 19h54 e teve uma profundidade de 33 km.

O secretário do Interior, Mahmud Aleuy, informou que já foram confirmadas pelo menos cinco mortes.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu alerta de possível tsunami no litoral de Chile, Peru, Equador e Havaí (EUA). "Baseado em todos os dados, um tsunami pode ter sido gerado com o terremoto, e pode causar a destruição em regiões litorâneas distantes do epicentro", explicou o órgão.

O prefeito de Illapel disse que pelo menos uma pessoa morreu e cerca de 15 ficaram feridas na região. "Uma mulher de 25 a 30 anos que morreu com o impacto de um reboco na cabeça seria a primeira vítima fatal reportada na província", disse o prefeito Patricio Trigo. A Prefeitura de Maipú também confirmou que um homem de 86 anos morreu vítima de infarto.

A Companhia de Bombeiros de Concepción relatou que a região de Coquimbo já tem ondas de 6 metros, em Valparaíso, elas chegam a 3 metros e em Concepción, as ondas alcançam de 0,3 a 0,7 metro.

Diversas fortes réplicas, de magnitude maior que 6, foram sentidas minutos depois do primeiro tremor.

O ministro do Interior, Jorge Burgos, disse que o governo decretou que diante do terremoto "é indispensável a evacuação preventiva em toda a costa do país". "Preliminarmente, não foram reportados danos a pessoas, alteração de serviços básicos ou infraestrutura em virtude deste sismo", indicou um informe do Onemi (Escritório Nacional de Emergência).