Capital

Eleição para conselheiro tutelar acontece em 40 locais

Por Redação com Ascom Semas 17/09/2015 15h03
Eleição para conselheiro tutelar acontece em 40 locais
- Foto: Reprodução

As eleições para Conselheiro Tutelar de Maceió acontecem no dia 04 de outubro, das 8h às 17h, em 40 locais de votação na cidade. Todas as pessoas que possuem título de eleitor, com domicílio eleitoral em Maceió, têm o direito de votar e eleger o representante de acordo com a região administrativa. Por meio de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na capital alagoana a votação será por meio de urna eletrônica.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (17) a lista com os locais de votação e as respectivas seções eleitorais. Para saber o local de votação e qual região administrativa pertence, clique aqui.

Segundo a presidente do CMDCA, Ubiratânia Amorim, cada eleitor pode votar em um dos candidatos da região administrativa na qual está inserida a sua seção eleitoral. “A eleição acontece seguindo o cadastro eleitoral do TRE. O eleitor tem que se guiar pela localização de sua seção eleitoral e não pelo bairro onde mora, isso porque alguns eleitores moram em uma região administrativa e votam em outra. A grosso modo, são 10 eleições dentro de Maceió, uma para cada região administrativa”, explicou.

Maceió conta com 112 candidatos e 50 vagas para conselheiro tutelar, distribuídas em dez regiões administrativas. São elas:

Conselho Tutelar 01 (CT-01): Jaraguá, Poço, Ponta da Terra, Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Pajuçara;

Conselho Tutelar 02 (CT-02): Centro, Levada, Vergel do Lago, Ponta Grossa, Prado, Trapiche da Barra e Pontal da Barra;

Conselho Tutelar 03 (CT-03): Farol, Pitanguinha, Pinheiro, Gruta de Lourdes, Santo Amaro, Ouro Preto, Canaã e Jardim Petrópolis;

Conselho Tutelar 04 (CT-04): Bom Parto, Mutange, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Santa Amélia, Petrópolis, Fernão Velho e Rio Novo;

Conselho Tutelar 05 (CT-05): Jacintinho, Feitosa;
Conselho Tutelar 06 (CT-06): Barro Duro, São Jorge, Serraria, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Riacho Doce, Pescaria e Ipioca;

Conselho Tutelar 07 (CT-07): Clima Bom, Santos Dumont e Tabuleiro dos Martins;
Conselho Tutelar 08 (CT-08): Santa Lúcia, Cidade Universitária e Antares;

Conselho Tutelar 09 (CT-09): Benedito Bentes II;

Conselho Tutelar 10 (CT-10): Benedito Bentes I.

Cabe ao Conselho Tutelar combater as violações e os crimes que atingem a população infantojuvenil, promover a qualidade de vida deste público e acompanhar as investigações dos crimes relacionados ao seu público-alvo. Cada Conselho é composto por cinco membros.
No dia 4 de outubro, o eleitor votará em apenas um candidato referente à região administrativa e os cinco mais votados serão eleitos para exercer a função a partir de janeiro de 2016.

“Estaremos disponibilizando a lista com os nomes e números dos candidatos de cada região administrativa de Maceió para facilitar na escolha do conselheiro tutelar. A população precisa lembrar da importância de escolher um candidato comprometido com a garantia de direito de nossas crianças e adolescentes. O Conselheiro Tutelar não é um líder comunitário, ele é um defensor dos direitos da criança e do adolescente”, enfatizou Ubiratânia.