Coité do Noia recebe duas nascentes revitalizadas
Em dez dias de trabalho, iniciados este mês, mais duas nascentes estarão à disposição das famílias alagoanas. Desta vez, a reestruturação destes corpos d´água ocorreu no município de Coité do Nóia, no Agreste alagoano. A ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) contou com a contrapartida municipal para estar à disposição dos munícipes no centro da cidade.
A localização da nascente contribui efetivamente com quem transita na região central de Coité do Nóia. Adolfo Barbosa, executor do programa de recuperação, explica que água é para uso doméstico.
“Não estamos direcionando a água da nascente para consumo humano e sim para uso doméstico. Os moradores podem lavar pratos e roupas, por exemplo. A nascente tem uma vazão de 2.400 litros por hora e será interessante para o município que também está localizando em uma região em que a estiagem ainda tem causado sérios problemas”, argumenta Adolfo Barbosa.
Após a realização do trabalho no município, com investimento de R$ 5 mil, as duas nascentes serão inauguradas nesta segunda-feira (21). Para manter o local preservado, a Semarh também investiu na ampliação da educação ambiental à população.
“É prioridade da secretaria mostrar às famílias a necessidade de manter o local onde está a nascente sempre preservado. Quando entregamos a obra, a responsabilidade de cuidar é prioritariamente da população. Por isso, atuamos para levar até eles os melhores métodos para continuar com a região preservada, encaminhando água tratada para os moradores”, informou o executor do Programa de Recuperação de Nascentes.
Reciprocidade
O canal de diálogo entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos com os municípios permitiu ao prefeito de Coité do Nóia, José de Sena Neto, o Seninha, um contato próximo com o governo.
Seninha e o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres, firmaram a parceria para a recuperação das duas nascentes em julho deste ano. Em setembro, as ações foram iniciadas e finalizadas. Com o trabalho, uma rua que não contava com o abastecimento de água.
“A parceria trará benefícios ao nosso município. Conversamos com o secretário Alexandre Ayres e o governo prontamente nos atendeu. A nascente localizada no centro de Coité do Nóia é importante para toda a população que passa naquela região diariamente”, ressaltou o prefeito Seninha.
Esta não é a primeira vez que a Semarh atua na cidade. Uma máquina perfuratriz foi enviada à cidade para escavar um poço no Sítio Cruzes. Durante a solenidade de inauguração nesta segunda-feira, também será entregue ao município mil mudas para contribuir com a arborização.
Revitalização
A Semarh atuou na recuperação da nascente, no isolamento, na revitalização da área, fundamental para que o corpo d´água esteja protegido de animais. Passado este procedimento, uma tubulação própria para a passagem de água foi instalada de maneira segura e higienizada. O técnico Adolfo Barbosa explicou que a água será armazenada em ambiente fechado com a finalidade de evitar que o líquido seja poluído.
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
