Justiça determina a suspensão do Festival do Bagre

A Promotoria de Justiça de Pilar recomendou ao prefeito do Município, Carlos Alberto Canuto, a suspensão do uso de recursos públicos para custeio do chamado “Festival do Bagre”, em especial para contratação de bandas musicais, palcos e equipamentos sonoros. O Tribunal de Contas do Estado também expediu recomendação pela não realização do evento.
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) tomou como base para o procedimento a crise econômica dos municípios alagoanas, entre eles, Pilar. “Por conta disso, o Município vive situação de calamidade pública administrativa. A falta de recursos financeiros impossibilita-o de honrar todos os seus compromissos e de manter os serviços públicos necessários ao bem-estar da comunidade”, explica o promotor de Justiça Jorge Dória.
O titular da Promotoria de Justiça de Pilar também considerou a paralisação realizada recentemente pela Prefeitura Municipal devido à redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo Governo Federal.
“Grande festa”
Por meio de divulgação oficial, o MPE/AL soube da realização de uma “grande festa”, intitulada “Festival Bagre”, para o mês de novembro. No evento, haveria a contratação de “variadas, famosas e caras” bandas musicais, com a utilização de recursos públicos municipais.
A Promotoria de Justiça de Pilar entende que tais gastos correspondem a uma contradição com a crise econômica do município e, portanto, configura-se, a princípio, uma ofensa ao disposto no art. 37 da Constituição Federal, pela falta de conveniência e oportunidade.
O Município tem dez dias úteis para responder a recomendação do Ministério Público a contar do recebimento do documento.
Últimas notícias

Caso Carla Janiere: acusado de matar esposa dentro de loja em Murici e se fingir de morto é julgado
![[Vídeo] Novo protesto em Marechal Deodoro interdita trecho da AL-101 Sul](https://img.7segundos.com.br/NRSh1TvWRGTI3fLyeBu28jqTTcY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-20-at-124254.jpeg)
[Vídeo] Novo protesto em Marechal Deodoro interdita trecho da AL-101 Sul

Tereza Nelma pode ficar de fora do chapão do MDB em 2026; entenda

JHC não deve retribuir aceno dos Calheiros para não perder popularidade em Maceió

Isenção do IR para quem ganha até R$5 mil não reverte impopularidade de Lula, diz Fabio Costa à Antena 7
![[Vídeo] Mãe de criança arapiraquense com doença rara luta para receber alimento que evita crises convulsivas](https://img.7segundos.com.br/0uedSHrgaW11vM-vBU4w_x_kXhk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capa-76.jpg)
[Vídeo] Mãe de criança arapiraquense com doença rara luta para receber alimento que evita crises convulsivas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
