Arapiraca

Arapiraca ganha estacionamento compartilhado na Semana de Trânsito

Por Redação com Assessoria 21/09/2015 16h04
Arapiraca ganha estacionamento compartilhado na Semana de Trânsito
- Foto: Assessoria

Um estacionamento compartilhado foi instalado em frente ao Plaza Hotel, na Avenida Rio Branco, no Centro de Arapiraca, nesta segunda-feira (21), pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), durante a Semana Nacional de Trânsito que vai até a próxima sexta-feira (25).

A nova modalidade de estacionamento será prioritária para estacionamento de ônibus de turismo e de bandas que se hospedarem no hotel.

A nova instalação de sinalização horizontal e vertical foi colocada pelo Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra), do órgão municipal de trânsito com duas placas verticais de início e término do estacionamento para ônibus de turismo e pintura horizontal no asfalto, demarcando o espaço físico do estacionamento.

No entanto, quando não tiver ônibus estacionado no local o condutor que trafegar pela cidade poderá estacionar o carro, com o sinal de alerta ligado, enquanto for resolver qualquer tipo de situação como entrar numa loja para deixar algum produto ou pagar uma conta.

O modelo de estacionamento compartilhado, segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, já funciona na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná.

O superintendente afirmou, ainda, que a prefeita Célia Rocha (PTB) estimula a implantação de ações como esta que dão certo no trânsito das grandes capitais e que se adaptam e podem funcionar em Arapiraca.

“Acompanhamos o que há de atual no trânsito das capitais que são referências no planejamento do trânsito no país e o que for possível instalamos aqui em Arapiraca, assim como foi feito a faixa de pedestre pintada de vermelho e branco, para chamar a atenção dos condutores”, explicou Ricardo Teófilo.

Palestras nas escolas

Com o tema da Semana Nacional de Trânsito “Seja você a mudança no trânsito!”, a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) ministrou palestras na Escola Santa Clara para cerca de 100 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Os alunos ouviram explicações dos técnicos do DET, os Agentes de Autoridades do Trânsito (AAT), Carlos Alberto Peixoto e Carlos Chesmo Ferreira Torres sobre as leis de trânsito e assistiram a vídeos interativos sobre sinalização como a travessia segura pela faixa de pedestre.

“Durante esta semana a SMTT fortalece esse trabalho de conscientização nas escolas e os alunos passam a ser multiplicadores das informações sobre o trânsito para os pais, a família e os amiguinhos”, disse Carlos Alberto Peixoto.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Rosineide Pereira Lira, a escola já executa projeto multidisciplinar sobre o trânsito nas disciplinas de português, matemática, história e geografia.

“Trabalhamos com os alunos texto, indicadores de acidentes, mudança no trânsito em décadas passadas e nos dias de hoje, sinalização e meio ambiente para que eles aprendam cada vez mais a importância da conscientização e do respeito às leis de trânsito”, frisou Rosineide Lira.

Mariana Santos, 11 anos, cursa o 5º ano e adorou participar da palestra da SMTT. “Achei muito legal e importante para passarmos essas dicas aos nossos pais e familiares”, disse ela.

Paulo Henrique, 10 anos e também do 5º ano, disse que a palestra faz com que os alunos aprendam mais a respeitar as regras do trânsito, evitando acidentes que ocorrem no dia a dia nas ruas da cidade.

“É muito importante recebermos informações como estas que ouvimos dos agentes da SMTT para que possamos prestar mais atenção aos perigos que o trânsito pode representar para nós se não respeitarmos a sinalização”, ressaltou Paulo Henrique.