Alagoas

Alagoas ganha destaque durante Semana de Moda

Por Redação com Agência Alagoas 22/09/2015 16h04
Alagoas ganha destaque durante Semana de Moda
Com uma fábrica de lingerie plus size, a empresária Ana Luiza Grison foi beneficiada por um convênio firmado em 2012 entre o Governo do Estado, Federação das Indústrias e Sebrae e recebeu máquinas de costura, o que fez a empresa se desenvolver no mundo da

A semana de moda mais tradicional do estado foi iniciada na noite da última segunda-feira (21), com a abertura da 9ª edição do Alagoas Trend House, que aconteceu no Maceió Shopping. No lançamento, estilistas e designers de acessórios beneficiados pelos incentivos da cadeia produtiva têxtil e artesanato fizeram uma exposição de suas produções. O evento, que segue até esta sexta (25), vai ocorrer em diversos pontos da Capital.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, destacou a importância de diversificar a economia local. “Apoiar essas iniciativas é fundamental para movimentar o cenário econômico do estado. As cadeias produtivas que são potencializadas em Alagoas, além de aumentar a competitividade, geram emprego e renda”, explicou.

Jeanine Pires falou, ainda, sobre a oportunidade em incentivar o desenvolvimento da cultura local. “Nosso intuito é promover a visibilidade das produções realizadas pelas empresas da cadeia têxtil e do artesanato alagoano, expondo as criações e apresentando os profissionais ao mercado da moda”, frisou.

Com o propósito de valorizar a produção local e fomentar a criação de micro e pequenos negócios no cenário da moda, o evento é patrocinado pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Esta é uma ação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, que visa sensibilizar o público sobre a importância de comprar produtos e serviços dos pequenos negócios.

Incentivo

Com uma fábrica de lingerie plus size, a empresária Ana Luiza Grison destacou a importância de trabalhar e se capacitar com as oportunidades oferecidas pelo Governo do Estado, Sebrae e Federação das Indústrias de Alagoas. “Participei de vários cursos e repasso o que aprendi para meus funcionários. Minha empresa fica em Fernão Velho e todos os meus funcionários moram na região”, explicou.

A empresa de Ana Luiza foi beneficiada por um convênio firmado em 2012 entre o Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Sebrae, em parceria com o Sindivest e recebeu três máquinas de costura.

“O incentivo do Estado foi muito importante, pois estávamos migrando a categoria da empresa e não teríamos condições de adquirir novos equipamentos. O governo estadual investiu nas empresas e nós fomos beneficiados com máquinas de costura, o que facilitou a aquisição de mais matéria prima, gerando lucro, emprego e viabilizando o funcionamento da empresa”, explicou.

Para a empresária, “Alagoas possui marcas boas que estão se tornando conhecidas nacionalmente. A moda alagoana não é trabalhada em grande escala, nós pensamos em coleção, fazemos pesquisa de tendência, matéria prima de qualidade até o acabamento das peças. Queremos nos destacar como criadores de moda”.

Programação

A semana será marcada com uma diversificada programação para todos que fazem moda no Estado. Nesta terça-feira (22), será realizado um workshop sobre como montar uma coleção, na Casa da Indústria, um pocket show de Maia Piatti, na Thelure e desfiles das marcas Carmen Steffens e Forum, no Memorial à República.

Na quarta-feira (23), o estilista Gustavo Boroni vai iniciar as atividades do dia com um desfile no Cais do Porto. Em seguida, o desfile de Sandra Cavalcante, no Coreto da Avenida da Paz e o desfile do estilista Fernando Perdigão, na Praça Deodoro. À noite, na Galeria Gamma, será realizada uma homenagem ao artista plástico Rogério Gomes, com a Vernissage Expo de Martha Araújo.

Já na manhã de quinta-feira (24), o Coletivo Maceió Shopping realiza um desfile na Estação Ferroviária. À tarde, o desfile será da Caleidoscópio, na galeria Porto Dourado e do Marcus Telles, no Jatiúca Hotel e Resort. Na sexta-feira (25) será realizado o desfile da Ong Liga Solidária. À noite, acontece o show de encerramento com a banda O Rappa, na Musique.