Arapiraca

Setor varejista de Arapiraca passa por capacitação sobre o Fisco Estadual

Por Redação com Agência Alagoas 23/09/2015 21h09
Setor varejista de Arapiraca passa por capacitação sobre o Fisco Estadual
Centro comercial de Arapiraca - Foto: Reprodução

Para estreitar relacionamentos, alinhar e interiorizar informações a respeito das ações e procedimentos fiscais, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) realiza, na tarde (14h) desta quinta-feira (24), uma capacitação com palestras informativas na cidade de Arapiraca.

O encontro é destinado a contadores, empresários e agentes do setor varejista em Alagoas e irá abordar a sistemática da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), ferramenta de melhoramento do controle dos fiscos estaduais lançada em setembro em Alagoas e o Programa de Recuperação Fiscal (Profis), cujo decreto foi publicado nesta terça-feira (23) no Diario Oficial.

O assessor da Diretoria de Fiscalização da Sefaz, Williamson Santos, e o gestor da NFC-e no estado, Kleberson Lima, irão falar a respeito das vantagens da NFC-e, detalhes do sistema, emissão e controle.

O superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy, vai abordar o Profis, programa que possibilitará pagamentos de dívidas de contribuintes do Imposto sob Circulação de Materiais e Serviços (ICMS) em até 120 parcelas fixas.

De acordo com Suruagy, Arapiraca é um grande polo varejista no estado e é importante pontificar, para os membros do setor econômico da região, as ações do Fisco.

“O encontro de palestras é um desdobramento do Forum ‘A Sefaz e a Sociedade’, através do qual podemos descentralizar informações, aprimorando a comunicação e as próprias atividades da Fazenda”, afirmou o superintendente.

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL) e presidente da Associação dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Ascont/AL), Jordão Vieira, destacou o encontro como um início de interação entre a categoria e a Sefaz.

“Estamos estabelecendo um relacionamento positivo com a Secretaria da Fazenda, que tem alinhado benefícios e deveres e orientado a classe contábil através de uma gestão participativa. Desta forma, além de e aprimorar a economia e evitar autuações por meio de instruções, cria-se um elo de confiança”, explicou Jordão Vieira.

A capacitação acontece às 14h desta quinta-feira, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Arapiraca (CDL) e tem realização da Secretaria de Estado da Fazenda com apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL), do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindicont/AL) e da Associação dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Ascont/AL).