Capital

Prefeito autoriza início da revitalização da Praça da Faculdade

Por Redação com Secom Maceió 24/09/2015 20h08
Prefeito autoriza início da revitalização da Praça da Faculdade
Assinatura da ordem de serviço para reforma da Praça da Faculdade. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

A histórica Praça Afrânio Jorge, conhecida como Praça da Faculdade, voltará a receber os maceioenses com uma estrutura adequada e com equipamentos públicos de qualidade. Nas próximas semanas, a Prefeitura de Maceió começará a revitalização completa do espaço, situado no bairro do Prado. Para garantir o início das obras, o prefeito Rui Palmeira assinou nesta quinta-feira (24) a ordem de serviço, que conta com um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão proveniente de recursos do Município e de uma parceria firmada com a iniciativa privada, por meio do projeto Adote Uma Área Pública.

Ao autorizar o início das obras, Rui Palmeira ressaltou a importância do serviço. “Temos todos uma relação de apreço, de carinho com esta praça que era tão tradicional no período natalino e outras festas. Este é um espaço emblemático não só para quem mora no Prado, Trapiche e Vergel, mas para todo o cidadão maceioense. Para nossa alegria vamos investir mais de R$ 1 milhão, sendo a maior parte custeada por uma parceria com o Banco BMG e tenho certeza que, dentro em breve, será uma das mais belas praças do Brasil”, comentou.

Rui também salientou que, em um momento de dificuldades financeiras para os municípios, os trabalhos não podem parar. Para isso, a Prefeitura tem trabalhado na busca por alternativas. “Temos buscado as parcerias onde quer que elas estejam. É um momento de estabelecer parcerias. Temos feito praças com parceiros da construção civil, por exemplo. O empresário inteligente percebeu que, com seu entorno valorizado, valoriza também seu empreendimento”, completou o prefeito.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira acompanhou a solenidade e destacou que a intervenção faz parte das ações da gestão para melhorar a qualidade de vida dos maceioenses. No local, em entrevista à imprensa, ele listou os benefícios gerados a partir da recuperação dos espaços públicos, um trabalho vem sendo priorizado pela Prefeitura de Maceió.

“A Praça da Faculdade tem uma simbologia histórica. Daqui a alguns meses entregaremos uma grande obra, com o espaço completamente revitalizado, atendendo ao pedido de toda a população de Maceió. A partir do momento que uma ação desta é realizada, trazendo nova iluminação, estrutura e arborização, trazemos também qualidade de vida para o maceioense. Vamos transformar a praça para fazer com que as famílias voltem a frequentar e se divertir aqui nos finais de semana, como era antigamente”, afirmou o vice-prefeito.

A obra será realizada por equipes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), que coordena o Projeto Adote uma Área Pública. Segundo explicou o titular da pasta, David Maia, o projeto de revitalização contempla a recuperação do Panteão, construção de piso intertravado, piso tátil, rampas de acessibilidade, jardineiras, bancos, espaço para gastronomia, espaço para feiras, equipamentos de ginástica, paraciclos, pista de skate, quadra de vôlei, quadra poliesportiva, playground, caramanchão com mesas para jogos, baias para ônibus e táxi, estacionamento para veículos e paisagismo.

“Aqui há uma relação afetiva, um sentimento histórico por parte dos maceioenses. Quantos casamentos foram iniciados aqui, quantos namoros? É uma referência na capital. Agora, vamos iniciar uma grande obra que só foi possível em virtude do projeto criado pelo prefeito para a adoção de áreas públicas. Em um momento de dificuldade, de restrição financeira, é preciso muita criatividade e foi isso que Rui Palmeira fez. Fechamos uma parceria importante com o Banco BMG para a revitalização completa desta área, com equipamentos públicos adequados”, disse David Maia.

Na Praça, a iluminação contará com uma novidade que a Prefeitura já instalou em algumas regiões e busca ampliar para toda Maceió: a tecnologia LED. De acordo com o superintendente Municipal de Iluminação Pública e Energia (Sima), Ib Brêda, a implantação será completamente custeada pelo Município. “Esta tecnologia é completamente ecológica, tem uma capacidade de iluminação maior que utilizada atualmente e também é mais econômica”, explicou o gestor.

A revitalização da Praça da Faculdade era um dos serviços mais esperados pelos moradores da região, entre eles Maxuel Melo, que acompanhou a solenidade para autorização do início das obras. Hoje, Maxuel representa a região por meio da Prefeitura Comunitária e lembra-se dos dias que brincava no local quando ainda era criança. Com a estruturação da Praça, ele diz que a expectativa é voltar ao que era antes, com crianças jogando bola e famílias aproveitando o espaço para o lazer, sobretudo nos finais de semana.

“Costumo dizer que essa Praça é uma das referências de Maceió, é o coração. Hoje, com essa ordem de serviço, iniciamos a realização de um sonho para todos os moradores do Prado e dos bairros São Sebastião, Levada e Trapiche, que esperaram bastante por isso. Fico muito feliz de participar deste momento, pois foi aqui que brinquei a minha infância e agora ela voltará a ser como antes, com uma boa estrutura. A Praça está completamente abandonada, sendo utilizada por usuários de drogas, mas graças ao prefeito Rui Palmeira e seus secretários isso vai mudar”, colocou o líder comunitário.