Dia D de Inclusão Social acontece nesta sexta

O Dia 'D' de Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal é comemorado em todo o Brasil nesta sexta-feira (25). Em Alagoas, os preparativos estão a todo vapor e ela acontece das 8h às 14h, na Casa do Trabalhador Autônomo (CTA), em frente ao Mercado de Jaraguá.
Na ocasião, as pessoas com deficiência serão auxiliadas em diversas questões trabalhistas. Haverá pessoas capacitadas ministrando palestras, oficinas, dinâmicas, e tirando dúvidas acerca do mercado de trabalho. O Sistema Nacional de Emprego (Sine), realizador do Dia D, fará a intermediação entre as empresas interessadas e os possíveis empregados, facilitando essas relações.
Qualquer empresa pode participar da ação. O único critério é ter vagas a oferecer para o público alvo da ação. A lei nacional de cotas (Lei 8.213/91) obriga todos os empregadores com cem ou mais funcionários a ter uma porcentagem proporcional – de no mínimo 2% e no máximo 5% – de pessoas com deficiência trabalhando na empresa.
O mesmo vale para as pessoas com deficiência. Todas serão bem-vindas no grande encontro da inclusão. Ana Lúcia, psicóloga do Sine, explica que levar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é uma medida importante, para que os processos de contratação sejam simplificados ao máximo. Mas quem ainda não tem CTPS não deve deixar de ir. As orientações oferecidas no evento servirão, também, para incentivar quem ainda não despertou para o mercado de trabalho formal.
Últimas notícias

Ladrões invadem museu do Louvre e roubam joias de Napoleão

CFM defende proibição de enfermeiros atuarem em abortos legais

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 76 milhões

Comunidade de Mangabeiras celebra nova fase com entrega de obras de pavimentação e drenagem em Arapiraca

Jovem é morto a tiros no bairro Paraíso, em São Miguel dos Campos

Polícia apreende faca-punhal com indivíduo em área de feira livre de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
