Brasil

TST realiza audiência para tentar encerrar greve dos Correios

Por 7 Segundos com TST 25/09/2015 10h10
TST realiza audiência para tentar encerrar greve dos Correios
- Foto: divulgação

O Tribunal Superior do Trabalho realiza nesta sexta-feira (25/9), às 15h, audiência de conciliação e instrução entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e as federações que representam os trabalhadores dos Correios. O objetivo é promover um acordo para solucionar o dissídio coletivo e encerrar a greve da categoria, que teve início na terça-feira (15) e ainda ocorre em 15 sindicatos. A audiência será conduzida pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho.

O foco do processo é a elaboração do acordo coletivo de trabalho do biênio 2015/2016. Os Correios e as federações debateram e receberam proposta da Vice-Presidência do TST sobre esse acordo, durante audiência de mediação na sexta-feira (11/9). Até terça-feira (22/9), a proposta foi aceita por 16 sindicatos de trabalhadores, mas 15 entidades a rejeitaram.

Diante da falta de consenso, a ECT ajuizou dissídio coletivo de greve no TST, em 16/9. A audiência de conciliação na sexta-feira (25) será uma tentativa de evitar o julgamento do processo pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do TST e de encerrar a greve.

Situação atual da greve

Conforme informações dos Correios, as agências permanecem abertas, e serviços como a entrega via Sedex e o Banco Postal estão disponíveis. A ECT afirmou que 89,88% dos seus empregados não aderiram ao movimento. O percentual corresponde a 107.224 pessoas.

A greve está concentrada na área de distribuição, portanto podem ocorrer atrasos nas entregas. Dos 30.886 carteiros que deveriam trabalhar nos locais onde há paralisação, 10.724 não compareceram. Esses dados constam do sistema eletrônico de presença dos Correios.

Serviço:

Audiência de conciliação e instrução entre os Correios e federações de trabalhadores
Dia: 25/09/2015 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: TST - Setor de Administração Federal Sul - Quadra 8 - Lote 1 - Bloco A - 1º an