Maceió será homenageada em Festival Internacional
O Nordeste canta os 200 anos de Maceió na 16ª edição do Festival Nordeste Cantat Internacional. A programação inclui uma série de 50 concertos musicais, com apresentações na capital e em três cidades do interior até o próximo domingo, dia 27 de setembro. Em Maceió, as exibições acontecem sempre no Teatro Deodoro, no Centro. Nesta sexta-feira, às 18h30, e nos dias 26 e 27, às 16h. A entrada custa apenas R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
A ação, que pretende reunir um público de 12 mil pessoas até o final do festival, é realizada pela Federação Alagoana de Coros (FAC), com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Paralelamente ao festival, acontecem oficinas de canto, técnicas vocais, arranjos e ensaios, e expressão corporal; além de concertos em comunidades e instituições públicas, como a Igreja de São Pedro e do Perpétuo Socorro, na Ponta Verde e no Tabuleiro respectivamente.
Segundo o presidente da Federação de Coros, Ivan Barsand, a expectativa da organização é reunir cerca de 1300 artistas, entre cantores amadores, regentes, músicos, professores, e estudantes de música. Juntos, grupos do Brasil e do exterior, apresentarão ao público maceioense um repertório misto, que vai do erudito ao popular, e do regional ao folclórico.
“No Nordeste Cantat somos pessoas de idades, raças e classes sociais diferentes unidos pela paixão de cantar”, afirma Barsand. Ele explica ainda que a proposta do Festival é de difundir, valorizar e incentivar a prática do canto coral, estimulando o intercâmbio de culturas e a formação de novos grupos colaborando para o desenvolvimento da música coral no Nordeste.
O presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, acredita na importância do canto coral na formação e no resgate da cidadania de jovens e adultos de comunidades margeadas por dificuldades sociais e de acesso à cultura. “Os corais de igrejas, escolas e associações ocupam um tempo precioso da nossa juventude em detrimento à ociosidade que poderia leva-los a criminalidade”, explica. Além disso, é meta exposta no nosso Plano Municipal de Cultura, o incentivo a produção e a difusão musical, bem como a formação de plateia.
Ainda dá tempo de conferir. Confira a programação do Festival Nordeste Cantat Internacional:
Dia 25 de setembro – 18h30, Teatro Deodoro
Coro da PMBA – BA
Coro Mª Augusta Monteiro – AL
Coro Reluz – AL
Coro Harmonia – CE
Coro Rugas de Ouro – AL
Grupo Vocal Os Men de Sá-RJ
Coro Vozes de Coruripe AL
Coro Canto Livre – AL
Dia 27 de setembro – 16h00, Teatro Deodoro
Coral Sindicanto – AL
Coro Ângelus – AL
Coro Sons & Dons de Arapiraca – AL
Coro Cantos e Contas – AL
Coro Por Em Canto – AL
Coro Vozes da Floresta – PB
Ant. Cordoba Ensemble – Ar
Coro Prisma de Maceió – AL