Maceió será homenageada em Festival Internacional

O Nordeste canta os 200 anos de Maceió na 16ª edição do Festival Nordeste Cantat Internacional. A programação inclui uma série de 50 concertos musicais, com apresentações na capital e em três cidades do interior até o próximo domingo, dia 27 de setembro. Em Maceió, as exibições acontecem sempre no Teatro Deodoro, no Centro. Nesta sexta-feira, às 18h30, e nos dias 26 e 27, às 16h. A entrada custa apenas R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
A ação, que pretende reunir um público de 12 mil pessoas até o final do festival, é realizada pela Federação Alagoana de Coros (FAC), com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Paralelamente ao festival, acontecem oficinas de canto, técnicas vocais, arranjos e ensaios, e expressão corporal; além de concertos em comunidades e instituições públicas, como a Igreja de São Pedro e do Perpétuo Socorro, na Ponta Verde e no Tabuleiro respectivamente.
Segundo o presidente da Federação de Coros, Ivan Barsand, a expectativa da organização é reunir cerca de 1300 artistas, entre cantores amadores, regentes, músicos, professores, e estudantes de música. Juntos, grupos do Brasil e do exterior, apresentarão ao público maceioense um repertório misto, que vai do erudito ao popular, e do regional ao folclórico.
“No Nordeste Cantat somos pessoas de idades, raças e classes sociais diferentes unidos pela paixão de cantar”, afirma Barsand. Ele explica ainda que a proposta do Festival é de difundir, valorizar e incentivar a prática do canto coral, estimulando o intercâmbio de culturas e a formação de novos grupos colaborando para o desenvolvimento da música coral no Nordeste.
O presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, acredita na importância do canto coral na formação e no resgate da cidadania de jovens e adultos de comunidades margeadas por dificuldades sociais e de acesso à cultura. “Os corais de igrejas, escolas e associações ocupam um tempo precioso da nossa juventude em detrimento à ociosidade que poderia leva-los a criminalidade”, explica. Além disso, é meta exposta no nosso Plano Municipal de Cultura, o incentivo a produção e a difusão musical, bem como a formação de plateia.
Ainda dá tempo de conferir. Confira a programação do Festival Nordeste Cantat Internacional:
Dia 25 de setembro – 18h30, Teatro Deodoro
Coro da PMBA – BA
Coro Mª Augusta Monteiro – AL
Coro Reluz – AL
Coro Harmonia – CE
Coro Rugas de Ouro – AL
Grupo Vocal Os Men de Sá-RJ
Coro Vozes de Coruripe AL
Coro Canto Livre – AL
Dia 27 de setembro – 16h00, Teatro Deodoro
Coral Sindicanto – AL
Coro Ângelus – AL
Coro Sons & Dons de Arapiraca – AL
Coro Cantos e Contas – AL
Coro Por Em Canto – AL
Coro Vozes da Floresta – PB
Ant. Cordoba Ensemble – Ar
Coro Prisma de Maceió – AL
Últimas notícias

Deputado Alexandre Ayres apresenta projeto pioneiro para apoio e prevenção ao burnout materno em Alagoas

Tarde cultural no Lar São José abre Semana da Pessoa Idosa em Penedo

Servidoras da Prefeitura de Penedo são capacitadas pela Rede de Atenção às Violências

Sujeira, armazenamento irregular e ferrugem: Vigilância Sanitária interdita lanchonete no Feitosa

'Mamulengo das Alagoas' é preso suspeito de estuprar turista

Comerciários de Arapiraca são convocados para assembleia extraordinária no dia 8 de outubro
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
