Pacientes morrem sem transplantes por recusa de família à doação de órgãos
Dos 50 candidatos à doação de órgão notificados em 2015 à Central de Transplantes de Alagoas (CTA), apenas 20% teve o diagnóstico fechado de morte encefálica. Conforme o protocolo clínico para transplante, após esse diagnóstico a equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) assume a missão de contactar a família do paciente visando à doação de órgãos. “Desse total de 20%, mais da metade das famílias (57%) dizem não à doação”, lamenta Kely Brandão, coordenadora da CTA.
Entre as principais alegações estão questões como o desejo de manter a integridade do corpo do falecido; a negativa do ente querido, em vida, em relação a doação ou mesmo o desconhecimento da família se esse era a sua vontade. Outro ponto é a não compreensão sobre os critérios para diagnóstico da morte encefálica, o que deixa na família a sensação de que o paciente pode voltar a qualquer momento.
As 50 mortes notificadas ao CTA são uma gota no oceano diante dos cerca de 2% a 5% de mortes encefálicas registradas em hospitais com Unidade de Terapia Intensiva no Brasil.
Os números mostram que tais doações poderiam salvar centenas de vidas em todo o país mas, infelizmente, estão sendo desperdiçadas. Além da negativa das famílias, outros fatores ajudam a complicar a situação, como a subnotificação de casos e questões técnicas relacionadas à remuneração, logística, captação, transporte e transplante de órgãos.
A Central de Transplantes de Alagoas informa ainda que 231 pacientes estão na fila de espera para receber um rim, número expressivo se comparado aos exíguos 10 procedimentos realizados este ano e às 107 intervenções registradas desde o primeiro transplante, em 1988.
Quando se fala em transplante de coração, Alagoas se destaca por ser um dos nove estados brasileiros a realizar o procedimento. Este ano foram dois transplantes. Já a fila de espera conta com três pacientes. O número é pequeno porque a maioria morre antes.
Últimas notícias
Jovem é perseguido e morto a tiros no Vale do Perucaba, em Arapiraca
Grupo criminoso invade casa e deixa homem baleado no bairro Antares
Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar
OAB/AL defende celeridade em apurações e afastamento cautelar de ministros
Permissionários da Praça da Faculdade recebem boxes e certificados em Maceió
Segunda Consulta Pública do PlanMobi define diretrizes para a mobilidade urbana
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
