Bancos de Leite Humano de Alagoas recebem certificação de excelência
Os Bancos de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) receberam a Certificação em Excelência em BLH 2015 – Categoria Ouro. A iniciativa é conferida pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano com o patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz - IFF e ICICT.
Também em Alagoas, o BLH da Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios, foi certificado na Categoria Bronze. Segundo a coordenadora da Rede Estadual de BLH de Alagoas, Rosângela Simões, os critérios para receber a certificação estão ligados a vários fatores, que vão desde a coleta até a estocagem do leite adequadamente.
A Fundação Osvaldo Cruz, que coordena todos os 108 bancos de leite credenciados no Brasil, é a responsável por avaliar os critérios para quantificar essa qualidade, como equipamentos, material humano e informações. Em Alagoas, Rosângela Simões pontua que o certificado se deve à reforma na unidade e à criação do laboratório próprio do BLH do HU.
“Essa certificação vem atestar a qualidade da assistência à mulher e à criança, assim como o trabalho realizado no processo de pasteurização e controle de qualidade do Banco de Leite Humano”, justificou a coordenadora da Rede Estadual do BLH de Alagoas.
Dia Nacional - No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Neste ano, a estratégia adotada pela Rede Estadual de Bancos de Leite Humano é aumentar a adesão das mães dentro da própria instituição. “Formamos grupos de apoio para estimular a doação e vamos onde estão as gestantes, como nos ambulatórios, por exemplo”, contou Rosângela.
Como fazer para doar - Existem cinco Bancos de Leite Humano disponíveis para doação em Alagoas. Para doar, as mães podem entrar em contato com o Hospital Universitário (3202.3945), onde funciona o BLH do HU e, também, no BLH da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió.
No interior, as mamães também podem realizar suas doações no BLH do Hospital Regional de Arapiraca, na Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, e na Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios. Existem ainda dois Postos de Coleta em Maceió, localizados na Casa Maternal Denilma Bulhões (Benedito Bentes) e no Hospital Nossa Senhora da Guia (Poço).
Últimas notícias
Traipu conquista Selo Prata no Compromisso com a Alfabetização
Caixa começa hoje a pagar Bolsa Família de fevereiro
Arapiraca inicia Ciclo 2 da Política de Fomento à Cultura com editais para pareceristas e profissionais para busca ativa
Obra emergencial interdita parcialmente a Av. Assis Chateaubriand
Caso Master: Toffoli diz que ‘jamais recebeu qualquer valor’ de Vorcaro
Polícia Civil investiga caso de mulher trans encontrada morta em Coqueiro Seco
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
