Política

Rodrigo Cunha questiona aumento dos impostos

Por 7 Segundos 30/09/2015 08h08
Rodrigo Cunha questiona aumento dos impostos
- Foto: Assessoria

Na sessão desta terça-feira, 29, o deputado estadual Rodrigo Cunha utilizou a tribuna da Assembleia para questionar as medidas propostas pelo governador Renan Filho que buscam aumentar impostos em todo o estado.

Entre os projetos apresentados pelo governo está o aumento do ICMS para itens que impactam diretamente o cotidiano dos alagoanos, como a gasolina e os serviços de telefonia e internet. “A gasolina vai aumentar e isso vai ter reflexo no trabalho dos taxistas, nos custos das empresas de ônibus e para todos nós”, explica Cunha.

Outras medidas são o aumento do IPVA para carros com motores a partir de 1.0 de potência e de motocicletas a partir de 150 cilindradas, além do reajuste das taxas da fazenda pública estadual que impactam, por exemplo, aqueles alagoanos que precisam regularizar a situação fiscal de suas empresa.

Ainda no pacote do governo, a eliminação do sistema Simples para as micro e pequenas da construção civil no estado pode trazer reflexos imediatos na economia. “É um retrocesso eliminar o tratamento tributário simplificado para o setor da construção civil. Diante do cenário de crise do país, os pequenos e médios negócios podem ser alternativas de sustento de muitas famílias. Temos sim é que incentivar esses mercado a continuar girando a economia do estado”, afirma o parlamentar.

Segundo o deputado, a alternativa para o governo tem que ser a melhor gestão dos recursos públicos e não o aumento da carga tributária. “As pessoas não tem mais de onde tirar dinheiro. É inadmissível passar a conta para as costas dos contribuintes alagoanos. Como político me assusta perceber que o governador Renan Filho está buscando a mesma solução que a presidenta Dilma está fazendo para o país, que é aumentar os impostos. Se depender de mim, essas medidas não irão adiante”, conclui Cunha.