Defensoria Pública participa da eleição para Conselheiro Tutelar em Arapiraca
Funcionários da 2ª Coordenadoria Regional de Defensoria Pública auxiliarão o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Arapiraca durante as eleições para conselheiro tutelar do município, que acontecem no próximo domingo, 04 de outubro. Aproximadamente 20 pessoas, entre defensores, servidores e estagiários da Defensoria em Arapiraca participarão da organização do pleito.
Para o defensor público Marcos Antônio Silva Freire, “a participação da Defensoria Pública nas eleições do Conselho Tutelar visa efetivar a função da Instituição na proteção da criança e do adolescente, mantendo, ainda, a parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e participando das políticas públicas em favor dos menores”.
Eleições Unificadas
As eleições para o Conselho Tutelar foram unificadas no país graças a Resolução Nº 170, de dezembro de 2014. No próximo domingo o Brasil deve eleger 30 mil novos conselheiros tutelares para atuar nos 5.559 municípios que possuem conselhos. Cada conselho é composto por cinco membros, podendo o município ter mais conselheiros, a depender do número de habitantes.
Segundo o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), na atualidade, os Conselhos Tutelares atendem 99,89% da população brasileira. De acordo ainda o Conanda, para atender a toda população de forma adequada seria necessário a abertura de aproximadamente 600 conselhos no país, uma vez que este recomenda 1 conselheiro para cada 100 mil habitantes.
Em Alagoas, os 102 municípios contam com a atuação de conselheiros. Os eleitos no domingo devem assumir o cargo em janeiro de 2016, o mandato terá a duração de quatro anos, podendo ser renovado por igual período. Os conselheiros tutelares a missão de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, no âmbito municipal.
Últimas notícias
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Joaquim Gomes
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
