Concurso Lácteo incentiva produção leiteira em Alagoas
Na busca de incentivar o que há de melhor nos produtos derivados de leite fabricados pelos laticínios alagoanos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) realiza a 11ª edição do Concurso Estadual de Produtos Lácteos. O evento ocorre nos dias 28 e 30 de outubro, durante a 65ª Expoagro/AL, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira, em Maceió.
O Senai reunirá 60 jurados que deverão escolher o melhor produto dentre as categorias do concurso. Foram convidados pela instituição organizadora do evento profissionais do setor, professores, representantes comerciais, clientes do segmento (supemercado, restaurantes, bares e pizzarias), além de especialistas no processo de tecnologia do leite.
Para Larissa Casado, coordenadora de Nutrição do Senai/AL, o concurso é um incentivo a produção láctea de Alagoas. "As empresas que se inscrevem no concurso querem ser destaque, o produto do ano. Muitas divulgam a premiação em pontos de vendas, sites, jornais. Com isso, a cada edição a qualidade dos produtos que são enviados só melhoram", conta Larissa.
Os produtos são avaliados em diversas categorias, como queijo de coalho, queijo mussarela, requeijão, bebida láctea, iogurte, ricota, queijo prato, além do produto inovador, onde o concorrente deve se destacar não só no mercado como também na empresa de produção.
Além disso, produtos ainda não registrados no órgão de inspeção também podem fazer parte do concurso. Na categoria "produtos com pretensão de comercialização", são avaliados lácteos que não são inovadores para o mercado, que a empresa ainda não produz, mas que pretende colocar na prateleira do consumidor.
As inscrições para o Concurso de Produtos Lácteos já começaram a ser enviadas aos principais laticínios de Alagoas .
O evento conta com o apoio do Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindileite), do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite de Alagoas (Sileal), da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal).