Tese apresenta a experiência de crianças com tablets
Investigador da educação infantil, o doutorando Cleriston Izidro dos Anjos, professor do Centro de Educação (Cedu), da Universidade Federal de Alagoas, está se preparando para apresentar sua tese Tatear e desvendar: um estudo com crianças pequenas e dispositivos móveis, nesta próxima sexta-feira, 9. No Auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), o docente apresentará os resultados de uma pesquisa que começou ainda em 2009, com o uso de novas tecnologias por alunos de uma escola municipal.
A defesa começa às 14h e é aberta à comunidade. Na ocasião, os interessados poderão conhecer os resultados de uma pesquisa que constatou a familiaridade das crianças com os tablets e o uso ainda tímido desta ferramenta como produtor de conhecimento. “A tese central é a de que as crianças pequenas chegam às instituições de educação infantil com conhecimentos sobre o universo digital e ainda são capazes de produzir conhecimentos de mundo utilizando-os das tecnologias digitais, em diálogo com os diversos campos de experiências, ainda tendo outras crianças e adultos como parceiros”, resumiu o doutorando.
Ele notou que apesar de todo o interesse das crianças pelos jogos eletrônicos, com suas possibilidades de simulação e de interpretação de personagens, muitos pais ainda relutam em compreender que estes recursos lúdicos podem ser integrados à educação formal de seus filhos. “É possível afirmar que nós, educadores e demais adultos, precisamos prestar maior atenção às ações das crianças para aprender com elas e poder ajudá-las em seus processos de aprendizagem e, consequentemente, de desenvolvimento”, concluiu.
O trabalho tem a orientação do professor Luís Paulo Mercado, que coordenará a banca examinadora, composta pelos professores Fernando Ilídio Ferreira, da Universidade do Minho; Maria Carmen Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; além de Anamelea de Campos e Lenira Haddad, ambas da Ufal.
Últimas notícias
Homem armado com faca é detido por ameaçar moradores de Estrela de Alagoas
Pai é acusado de maus tratos contra o próprio filho no município de Craíbas
Homem que morava sozinho é encontrado morto em casa no Feitosa, em Maceió
Criminoso invade casa e executa homem a tiros em Marechal Deodoro
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
