Recursos vão regularizar questões fundiárias em Alagoas
De volta ao Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) depois de uma viagem à Brasília, o diretor-presidente do órgão, Jaime Silva, falou sobre a importância do motivo da ida à capital nacional: a reunião com os gestores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O encontro foi para a prestação de contas que o Iteral devia – já há algum tempo – ao Ministério, o que ocasionou o bloqueio de recursos destinados ao Instituto. Jaime Silva pediu a liberação da verba e conseguiu R$ 1,258 milhão.
O dinheiro será aplicado na regularização fundiária de 2009, do lote 3, que corresponde aos municípios de Branquinha, Santana do Mundaú e União dos Palmares. A regularização consiste em geolocalização das terras de propriedade privada, do Estado e da União. Para tanto, já ouve uma licitação, no ano passado, e já existe uma empresa vencedora.
A regulamentação das escrituras também é um objetivo a ser alcançado. Emitir documentos para terras que ainda não os tem, além de fiscalizar os que já existem para que estejam em conformidade com a lei.
O problema dos municípios de Paulo Jacinto e Pindoba, que se arrastam desde 2004, serão resolvidos, ainda este ano. A medida também é resultado da reunião com o MDA. O Iteral entregará 300 títulos de terras até dezembro deste ano aos trabalhadores rurais dessas duas cidades.
“Minha meta é entregar os 300 títulos ainda em 2015. Posso até entregar mais, mas menos eu não posso de forma alguma. As pendências de 2009 ficam para o próximo ano”, assegurou o diretor-presidente Jaime Silva.
Com a documentação, seus respectivos proprietários podem ter acesso a financiamentos bancários, permitindo assim o fomento à produção da agricultura familiar, gerando renda e dinamizando a economia local.
fundiária de 2009, do lote 3, que corresponde aos municípios de Branquinha, Santana do Mundaú e União dos Palmares
Últimas notícias
Acusado de matar coreógrafo em Viçosa é denunciado por homicídio duplamente qualificado
Casos de dengue caem nas quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2026
Justiça convoca eleitores que fizeram alistamento eleitoral online para fazerem biometria
Prefeitura de Maceió convoca de 800 profissionais da educação após cobrança de Rafael Brito
Jibóia com mais de dois metros é resgatada pela Polícia Militar nas ruas de Maceió
Transtorno Opositor Desafiador na infância: entenda principais características do distúrbio
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
