Recursos vão regularizar questões fundiárias em Alagoas
De volta ao Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) depois de uma viagem à Brasília, o diretor-presidente do órgão, Jaime Silva, falou sobre a importância do motivo da ida à capital nacional: a reunião com os gestores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
O encontro foi para a prestação de contas que o Iteral devia – já há algum tempo – ao Ministério, o que ocasionou o bloqueio de recursos destinados ao Instituto. Jaime Silva pediu a liberação da verba e conseguiu R$ 1,258 milhão.
O dinheiro será aplicado na regularização fundiária de 2009, do lote 3, que corresponde aos municípios de Branquinha, Santana do Mundaú e União dos Palmares. A regularização consiste em geolocalização das terras de propriedade privada, do Estado e da União. Para tanto, já ouve uma licitação, no ano passado, e já existe uma empresa vencedora.
A regulamentação das escrituras também é um objetivo a ser alcançado. Emitir documentos para terras que ainda não os tem, além de fiscalizar os que já existem para que estejam em conformidade com a lei.
O problema dos municípios de Paulo Jacinto e Pindoba, que se arrastam desde 2004, serão resolvidos, ainda este ano. A medida também é resultado da reunião com o MDA. O Iteral entregará 300 títulos de terras até dezembro deste ano aos trabalhadores rurais dessas duas cidades.
“Minha meta é entregar os 300 títulos ainda em 2015. Posso até entregar mais, mas menos eu não posso de forma alguma. As pendências de 2009 ficam para o próximo ano”, assegurou o diretor-presidente Jaime Silva.
Com a documentação, seus respectivos proprietários podem ter acesso a financiamentos bancários, permitindo assim o fomento à produção da agricultura familiar, gerando renda e dinamizando a economia local.
fundiária de 2009, do lote 3, que corresponde aos municípios de Branquinha, Santana do Mundaú e União dos Palmares
Últimas notícias
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
IML de Arapiraca localiza familiares de homem natural de Fernando de Noronha (PE)
Idoso fica ferido após princípio de incêndio causado por panela esquecida no fogão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
