MPE cancela eleição para conselheiro de Coqueiro Seco

A eleição para o cargo de conselheiro tutelar do município de Coqueiro Seco foi cancelada e uma nova será realizada no dia 18, domingo desta próxima semana. Foi o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) que, após constatar diversas irregularidades, solicitou ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente a nulidade do pleito que ocorreu há cerca de 15 dias.
Após provocar o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o promotor de Justiça Sóstenes Gaia emitiu parecer lamentando as falhas e ilegalidades ocorridas durante a eleição do último dia 04 e informou ao Colegiado que o órgão, único que tem poder para anular o processo de escolha, precisava se manifestar e cancelar a eleição. E foi o que aconteceu na última sexta-feira (09), após reunião entre o membro do MPE/AL e os conselheiros.
“Constatamos uma série de irregularidades e não poderíamos jamais compactuar com elas. Os cadernos do TRE com os nomes dos eleitores não existiam nas duas únicas seções, ou seja, não dava para saber se a pessoa que estava votando, de fato, pertencia aquela comunidade, os moradores da cidade votaram em cinco candidatos e não em apenas um, houve muita gente bebendo nas filas, o que é terminantemente proibido e faltaram fiscais na contagem dos votos. Tudo ocorreu de maneira errada e precisávamos tomar uma providência”, detalhou Sóstenes Gaia.
“Foi por isso que provocamos o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Coqueiro Seco e pedimos para que ele, que tem prerrogativa para tal, adotasse a medida administrativa de tornar sem efeito aquele processo de escolha dos novos conselheiros tutelares. Após analisar os nossos argumentos e as provas atestadas por nós, o Colegiado anunciou a nulidade da eleição”, acrescentou o promotor de Justiça.
O novo pleito será realizado no próximo dia 18 e poderá levar as urnas até seis mil eleitores.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
