Jornalista da Globo é detido durante gravação de matéria
O jornalista Alex Barbosa, da TV Centro América, afiliada da Globo no Mato Grosso, foi detido ontem (12) à noite quando simulava o transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil, em uma reportagem para o Jornal Nacional. Barbosa, dois funcionários da Centro América e um motorista boliviano foram detidos em flagrante com 240 quilos de pó de gesso. À Polícia Federal, eles disseram que queriam provar a fragilidade do combate às drogas na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia.
Barbosa foi detido por policiais do Gefron (Grupo Especial de Fronteira), unidade da Polícia Militar do Mato Grosso que faz combate ao tráfico por meio de policiamento ostensivo. Segundo a PM da cidade de Cáceres (MT), o jornalista e equipe estavam em dois carros, um Gol e uma Parati, ambos da TV Centro América. Uma patrulha do Gefron viu os dois carros trafegando pela BR 070 e os abordou. Os veículos levantaram suspeita porque estavam "baixos", devido ao peso da carga.
O jornalista e seus auxiliares foram conduzidos para a delegacia da Polícia Federal em Cáceres. Lá, todos foram ouvidos durante a noite. Em um exame preliminar, a PF constatou que o material que eles transportavam não era entorpecente. A falsa droga estava acondicionada em pacotes semelhantes aos usados por traficantes. Barbosa e equipe foram liberados, mas um inquérito policial foi instaurado, e o material apreendido será analisado por peritos no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Cuiabá.
Segundo policiais que participaram da operação, Barbosa e o motorista boliviano iam no carro da frente, uma Parati. O boliviano foi contratado porque conheceria bem a região. No veículo de trás, ia um cinegrafista da TV Centro América. O objetivo seria levar a falsa droga até a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, em Brasília.
A produção da reportagem teria informado previamente ao Ministério Público Federal sobre a reportagem. Em ofício na última sexta, Alex Barbosa, "com o objetivo de preservar os profissionais envolvidos na produção", informou a procuradores da República em Cuiabá que iria realizar a reportagem, a fim "de testar a fiscalização dos órgãos competentes nas fronteiras de Mato Grosso". Blogs do Mato Grosso têm levantado a suspeita de que a polícia tenha sido avisada da reportagem.
Procuradas, TV Centro América e Globo não se pronunciaram até a publicação deste texto.

Últimas notícias
Com cinco dias de programação gratuita, Prefeitura de Arapiraca e Sesc promovem 1º Festival da Consciência Negra
Prefeitura de Arapiraca firma convênios com associações e anuncia R$ 1,5 milhão para o PAA
PF utiliza drones de alta tecnologia na segurança da COP30 em Belém
Bombeiro sofre mal súbito e morre durante curso de mergulho em Pernambuco
Assembleia de Deus é invadida e tem equipamentos furtados no bairro Cacimbas
3º BPM em Arapiraca lidera ranking e registra aumento em ações de segurança em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
