Jornalista da Globo é detido durante gravação de matéria

O jornalista Alex Barbosa, da TV Centro América, afiliada da Globo no Mato Grosso, foi detido ontem (12) à noite quando simulava o transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil, em uma reportagem para o Jornal Nacional. Barbosa, dois funcionários da Centro América e um motorista boliviano foram detidos em flagrante com 240 quilos de pó de gesso. À Polícia Federal, eles disseram que queriam provar a fragilidade do combate às drogas na fronteira do Mato Grosso com a Bolívia.
Barbosa foi detido por policiais do Gefron (Grupo Especial de Fronteira), unidade da Polícia Militar do Mato Grosso que faz combate ao tráfico por meio de policiamento ostensivo. Segundo a PM da cidade de Cáceres (MT), o jornalista e equipe estavam em dois carros, um Gol e uma Parati, ambos da TV Centro América. Uma patrulha do Gefron viu os dois carros trafegando pela BR 070 e os abordou. Os veículos levantaram suspeita porque estavam "baixos", devido ao peso da carga.
O jornalista e seus auxiliares foram conduzidos para a delegacia da Polícia Federal em Cáceres. Lá, todos foram ouvidos durante a noite. Em um exame preliminar, a PF constatou que o material que eles transportavam não era entorpecente. A falsa droga estava acondicionada em pacotes semelhantes aos usados por traficantes. Barbosa e equipe foram liberados, mas um inquérito policial foi instaurado, e o material apreendido será analisado por peritos no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal em Cuiabá.
Segundo policiais que participaram da operação, Barbosa e o motorista boliviano iam no carro da frente, uma Parati. O boliviano foi contratado porque conheceria bem a região. No veículo de trás, ia um cinegrafista da TV Centro América. O objetivo seria levar a falsa droga até a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, em Brasília.
A produção da reportagem teria informado previamente ao Ministério Público Federal sobre a reportagem. Em ofício na última sexta, Alex Barbosa, "com o objetivo de preservar os profissionais envolvidos na produção", informou a procuradores da República em Cuiabá que iria realizar a reportagem, a fim "de testar a fiscalização dos órgãos competentes nas fronteiras de Mato Grosso". Blogs do Mato Grosso têm levantado a suspeita de que a polícia tenha sido avisada da reportagem.
Procuradas, TV Centro América e Globo não se pronunciaram até a publicação deste texto.
Últimas notícias

Três ocorrências de perturbação do sossego são registradas no Agreste de AL

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
