Feira Camponesa leva produção de assentamentos à mesa do maceioense
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, representou o governador Renan Filho na abertura da 23ª Feira Camponesa, nesta quarta-feira (14), na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió.
A feira, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) com o apoio do Governo de Alagoas, reúne cem produtores rurais de acampamentos e assentamentos do interior do Estado ligados à entidade.
Na cerimônia de abertura, assentados de todas as regiões do Estado enfeitaram a mesa com diversos alimentos produzidos por eles, simbolizando as “oferendas” dos movimentos sociais à população alagoana.
“Essas pessoas querem viver com dignidade, tirando o sustento do seu suor e produzindo alimento de qualidade. A feira representa o trabalho dos agricultores rurais, dos movimentos sociais, que trabalham todos os dias com seriedade para trazer à cidade o melhor da sua terra e do seu trabalho”, disse o coordenador regional da CPT, Carlos Lima.
Ressaltando a importância dos assentamentos para a agricultura do Estado, o secretário Álvaro Vasconcelos destacou a realização das feiras para o escoamento da produção dessas localidades.
“A Feira Camponesa faz com que os assentados da Reforma Agrária e do Crédito Fundiário possam comercializar seus produtos, agregando valor à sua produção. Essa é uma grande oportunidade que a população maceioense tem hoje de encontrar produtos agroecológicos, oferecidos pelos agricultores familiares nos acampamentos e assentamentos”, disse Vasconcelos.
Além disso, o secretário lembrou a atenção do governador Renan Filho às ações que visam aproximar produtores e consumidores, facilitando o acesso da população ao que é produzido dentro do Estado e proporcionando, ao agricultor, o complemento de sua renda.
“Com o respaldo do governador, a Secretaria de Agricultura tem promovido o maior número possível de feiras, porque nelas acontece a venda direta, onde o produtor consegue um preço melhor do que na venda ao atravessador, e o consumidor está comprando um produto de qualidade com preço mais baixo do que encontra no supermercado. O Governo do Estado tem dado todo o apoio a isso”, disse Vasconcelos.
Assim como a Feira Itinerante promovida pela CPT, a Feira Camponesa é coordenada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), órgão vinculado à Seagri.
Para o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira é uma boa oportunidade para adquirir produtos de baixo custo.
“A Feira Camponesa oferece produtos de qualidade e preços baixos ofertados pelo homem do campo para o homem da cidade, por isso o Iteral tem orgulho de atender e ajudar os movimentos sociais sérios para que a feira seja realizada”, afirmou Jaime Silva.
A Feira Camponesa segue até sábado (17), das 6h às 21h. No local, os frequentadores podem visitar uma casa de farinha e o Restaurante Camponês, com o melhor da comida regional, como o carneiro, a buchada, o pato, a galinha de capoeira e a carne de sol, acompanhados do cuscuz, do inhame e da macaxeira.
Na programação noturna, várias opções musicais e cultura popular, como Pinóquio do Acordeon, Forró Casa de Reboco e Guilla Gomes, com shows gratuitos sempre a partir das 19h.
Também estão previstas atividades infantis e conhecimento medicinal da cultura do campo. Para a criançada, haverá a brincadeira de pescaria. Já para os adultos, uma enorme variedade de plantas medicinais.
Serviço
23ª Feira Camponesa
Data: 14 a 17 de outubro de 2015
Horário: Das 6 horas às 21 horas
Local: Praça da Faculdade (Afrânio Jorge)
Programação Noturna
14 de outubro (quarta)
19h – Pinel do Acordeon
20h30 – Forró Casa de Reboco
15 de outubro (quinta)
19h - Forró Nó Cego
20h30 – Guilla Gomes
16 de outubro (sexta)
19h – Afro Afoxé
20h30 - Bingo do carneiro
21h – Pinóquio do Acordeon
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
