Projeto da ponte entre Penedo e Neópolis é apresentado em Brasília
Nesta quinta-feira (15), o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT) e o vice, Ronaldo Lopes (PMDB), estiveram reunidos com os membros da bancada federal de Alagoas, em Brasília. Neste encontro, que contou com a participação do governador Renan Filho (PMDB), a pauta foi o projeto da ponte entre os municípios de Penedo e Neópolis, na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, entre o Rio São Francisco.
A reunião tinha sido solicitada pelo prefeito de Penedo, ao coordenador da bancada, o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT). “A apresentação do projeto tinha sido solicitada ao Lessa. E no início da semana, ele nos ligou chamando com urgência para irmos à Brasília. Neste encontro, estavam seis deputados federais e o governador. Foi uma excelente oportunidade de mostrarmos a importância do projeto e a sua contribuição significativa para o desenvolvimento turístico e econômico da região Sul de Alagoas e Norte de Sergipe”, explicou o chefe do Executivo.
Para o prefeito de Penedo, o resultado foi muito satisfatório, com a afirmativa de comprometimento dos parlamentares em se unir ao povo de Penedo. “Ficou nítida a satisfação dos deputados alagoanos com a apresentação. Como existe um pequeno impasse por parte de alguns membros da bancada sergipana sobre o local, os deputados alagoanos garantiram que vão articular uma reunião com os parlamentares do nosso estado vizinho e mostrar a viabilidade do projeto em Alagoas, e o menor investimento se comparado ao outro local. A ponte entre Penedo e Neópolis possui uma extensão de pouco mais de 1 quilômetro. Já em Brejo Grande e Piaçabuçu, pouco mais de dois quilômetros e meio. Logo, as chances são maiores em Penedo, e de qualquer maneira, beneficiará todos os municípios da região”, reconheceu.
Entusiasmado com o encontro positivo, apesar da crise que se avizinha, o gestor de Penedo garantiu que nada vai impedi-lo de continuar lutando pelo grande sonho dos moradores de Penedo. “Eu e Ronaldo entendemos que o momento econômico não é bom. Apesar disso, nada vai nos impedir de continuar lutando pelos sonhos do povo de Penedo. E a execução desta obra, sem dúvida alguma, vai se concretizar nos próximos anos, diante da sua importância para os alagoanos, sergipanos e para os parlamentares de ambos os estados vizinhos”, concluiu o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão.
Retomada do projeto
A elaboração do projeto ficou parada por alguns dias, seguindo orientação do Governo Federal, diante do momento, para contenção de despesas. Porém, em um encontro passado com o senador Renan Calheiros (PMDB), os gestores de Penedo solicitaram a sua intervenção junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O órgão é o responsável pela contração da empresa licitada para realizar os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental e do Anteprojeto de Engenharia Rodoviária para Implantação, Melhoramentos, Pavimentação e Obras de Arte Especial. Com a intermediação de Calheiros, o projeto foi retomado.
Participaram do encontro em Brasília nesta quinta-feira (15), além dos gestores de Penedo e do governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), os deputados Ronaldo Lessa (PDT), Mauricio Quintella (PR), Givaldo Carimbão (PROS), Paulo Fernandes, o Paulão (PT), Cícero Almeida (PSD) e Pedro Vilela (PDSB). Os demais parlamentares alagoanos estavam cumprindo agenda externa.