Maceió

Maceió Rosa promove ação de conscientização na orla

Por Redação com Secom 18/10/2015 14h02
Maceió Rosa promove ação de conscientização na orla
- Foto: Secom Maceió

Há seis meses a técnica em Enfermagem Claudia Jacinta foi diagnosticada com câncer de mama. Jacinta, que disse estar encarando a doença de frente, transformou o que seria um momento de tristeza em um momento de partilha doando, segundo ela, umas das coisas mais preciosas. “Sou apegada aos meus cabelos, mas por conta do tratamento eu iria perdê-los, foi quando tomei a decisão de ajudar mulheres que, assim como eu, estão lutando contra o câncer de mama”, disse a mulher emocionada.

O ato de doar os cabelos de Jacinta foi repetido por outras mulheres. Quem esteve neste domingo (18) na Rua Fechada, na Ponta Verde, pôde presenciar e participar da manifestação de solidariedade e conscientização na luta contra o câncer de mama. Gestores públicos e representantes da sociedade civil ocuparam a área de lazer para panfletar, mas a grande atração foi a tenda para doação de cabelos que serão utilizados na confecção de perucas para mulheres vitimas da doença.

Foi a caso da Rosineide dos Santos. Portadora da Síndrome de Down, ela não deixou que a condição a impedisse de contribuir com a causa. “Meu cabelo vai virar peruca para alguma mulher com câncer de mama”, disse.

A ação é parte da programação da segunda edição do Maceió Rosa, campanha promovida pela Prefeitura de Maceió, com o objetivo de chamar atenção das mulheres para a prevenção e combate ao câncer de mama. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo Renascer, sob coordenação da primeira-dama Tatiana Palmeira.

“O Inca – Instituto Nacional de Câncer – estima aproximadamente 57 mil casos de câncer de mama em 2015, doença que acomete mulheres, na maioria dos casos, e traz grandes transtornos, inclusive na autoestima dos pacientes. Este momento da campanha é para chamarmos atenção da sociedade e promovermos essa partilha. É uma contribuição um tanto pessoal das mulheres na luta contra o câncer e resgate da autoestima das mulheres vítimas da doença”, destacou Tatiana Palmeira.

A campanha Maceió Rosa integra a mobilização internacional Outubro Rosa. No País, a campanha foi intitulada Para Todas as Marias, em alusão às mulheres brasileiras. A presidente da Rede Feminina de Combate ao câncer de mama, Fátima Canuto, comentou o desenvolvimento da campanha na capital. “A ação está sendo marcada por doações e depoimentos emocionantes e para nós tem sido fundamental contar com o apoio da Prefeitura para fortalecer a luta contra os índices de câncer de mama”, destacou.

“O desenrolar da campanha tem sido, sobretudo, marcado por ações muito humanas. Este domingo em especial está sendo de muita emoção, não só para as mulheres que vão receber as perucas, mas para todos que aqui estão para vivenciar esse momento de doação. Após o diagnostico da doença, a perda dos cabelos é um dos estágios mais difíceis para as mulheres. O Município entende e se engrandece em poder contribuir de forma tão efetiva para essa luta”, complementou a secretária-executiva do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo.

O câncer de mama pode ser de vários tipos. Segundo o Inca, alguns evoluem de forma rápida, mas maioria dos casos tem bom prognóstico, o que torna ainda mais fundamental as campanhas preventivas, a exemplo do Maceió Rosa.

Tirando o câncer de pele, o de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano. Ainda que raro, o câncer de mama também acomete homens, mas os casos representam apenas 1% do total de casos da doença. A programação completa da campanha pode ser conferida no www.maceio.al.gov.br/maceiorosa.