Alagoas

686 novas famílias serão beneficiadas com o Bolsa Família em Atalaia

Por Redação com Ascom Atalaia 19/10/2015 22h10
686 novas famílias serão beneficiadas com o Bolsa Família em Atalaia
- Foto: Ascom Atalaia

Seguindo a recomendação do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Atalaia, concluiu o processo de revisão e averiguação cadastral das famílias inscritas no Programa Bolsa Família (PBF) e que estavam com pendências junto ao Cadastro Único (CadÚnico), registrando o aumento de 686 novas famílias que terão acesso ao benefício.

A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família. Qualquer alteração, como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar, deve ser comunicada à gestão municipal. E, a cada dois anos, o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto à prefeitura, para que continue recebendo o pagamento do programa.

De acordo com a Secretária Betânia Menezes, a prioridade da equipe era fazer o mapeamento dessas famílias, no sentido de que regularizassem suas pendências junto ao CadÚnico e, assim, não ficarem de fora dos programas sociais públicos. “Conforme a resolução do MDS, a revisão cadastral e a averiguação são dois processos distintos, mas que visam atingir os mesmos objetivos: garantir a veracidade e a atualização das informações declaradas no Cadastro Único. Nossa equipe realizou um trabalho minucioso, onde detectamos 686 novas famílias que serão contempladas com o benefício”, destaca.

Ainda conforme a Secretária, o período para a realização da atuação cadastral depende da data da convocação por carta e extrato. “As famílias beneficiárias precisam estar sempre atentas aos seus extratos de pagamento do benefício, meio pelo qual geralmente são enviados avisos sobre datas para atualização cadastral, pendências e outros procedimentos. O não cumprimento aos prazos determinados pode gerar suspensão, exclusão e cancelamento do benefício” explica.