Concurso Internacional de Softwares terá final em Maceió
Maceió será palco da etapa final do 1º Concurso Internacional Apps.edu, que está sendo disputado por 54 equipes do Brasil, México e Colômbia. O concurso é decorrente da integração dos tradicionais Concurso de Objetos de Aprendizagem da Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (Laclo) e a Mostra de Software de Informática na Educação (MSIE), desenvolvida pelo Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Neste ano, estes dois eventos serão realizados de forma integrada, na edição CBIE Laclo 2015, organizada localmente pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Puderam se inscrever no concurso Apps.edu iniciativas na categoria Protótipo, contemplando softwares educacionais em fase de desenvolvimento e que ainda não esteja sendo comercializado, bem como na categoria Produto, contemplando software educacional que já esteja sendo ofertado comercialmente ou distribuído e utilizado gratuitamente. Foram submetidas iniciativas como Aplicativos Móveis, Objetos de aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos, Plataformas Educacionais, dentre outros.
Para as etapas finais que serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro, durante a programação do CBIE Laclo 2015, foram classificados 18 produtos e 36 protótipos. As iniciativas serão apresentadas numa Mostra de Software no dia 26 de outubro, das 8h às 12h30, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. Serão selecionados seis trabalhos de cada categoria que participarão da etapa final, no dia 27 de outubro.
Alagoas está na disputa
Quatro projetos alagoanos estão na disputa do Apps.edu, sendo um na categoria Produto e três na categoria Protótipo. Como produto, concorre o software ABC Autismo, que é uma aplicação mobile para auxiliar no processo alfabetizador de crianças com autismo, desenvolvida por acadêmicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Como protótipo estão na disputa o Teaching Hand, voltado ao processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, como segunda língua, por crianças surdas inseridas nos níveis fundamentais I e II, solução desenvolvida por professores e alunos da Escola Guido Ferrari (Ebep-Sesi-Senai); Conquistando com o Resto, um jogo para o ensino de conceitos de divisão e Desafios com Palitos, um Jogo Para o Ensino de Conceitos Específicos de Matemática, ambas as soluções desenvolvidas por acadêmicos do Instituto de Computação da Ufal.
A relação completa das iniciativas participantes das etapas finais do concurso Apps.edu está disponível aqui. Mais informações sobre o CBIE Laclo 2015 no site oficial do evento.
Sobre o Apps.edu
O Apps.edu tem como objetivo diagnosticar problemas reais que afetam a educação na América Latina e propor ideias e soluções tecnológicas para o desenvolvimento educacional e o empreendedorismo digital, estimulando a inovação mediante o desenvolvimento de objetos de aprendizagem e softwares para a educação bem como seu uso em práticas de ensino e aprendizagem. O concurso também visa estimular o empreendedorismo e a geração de oportunidades de negócio a partir dos produtos e protótipos desenvolvidos, mediante o compartilhamento destas iniciativas junto a especialistas da academia, setor produtivo e governamental.
Sobre o CBIE
O CBIE é um evento em nível internacional, sendo esta sua 4° Edição, congregando os primeiros eventos de Informática na Educação do Brasil (XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o XXI Workshop de Informática na Escola). Tendo sua última edição realizada em Dourados – MS, o CBIE é voltado essencialmente a discutir a pesquisa e os desafios sobre a Informática na Educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino com vistas à melhoria da qualidade educacional.
Sobre o Laclo
O Laclo é um evento em nível internacional, sendo esta sua 10° Edição, congregando toda a comunidade Latino-americana interessada em Tecnologias na Educação. Tendo sua última edição realizada em Manizales – Colômbia, é um evento voltado à pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias educacionais, como MOOCs (Massive Open Online Courses), Objetos de Aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos, uso de tecnologias em estratégias didáticas, entre outras.
Últimas notícias
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
