Maceió sedia evento latino-americano de informática na educação
A partir de segunda-feira (26), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove o IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e a X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO). O evento prossegue até a próxima sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Maceió.
O CBIE é um evento de nível internacional que está em sua quarta edição, congregando os primeiros eventos de informática na educação no Brasil, a exemplo do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o XXI Workshop de Informática na Escola.
De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, o evento, de nível internacional, deve reunir em Maceió pesquisadores do Brasil e de outros países da América Latina. “Com esse evento, Maceió passa a ser uma capital brasileira da tecnologia na educação”, afirmou o educador.
Alagoas
Lisboa disse ainda que, além da organização, o Governo de Alagoas participa do evento com um stand para mostrar as produções tecnológicas desenvolvidas pelos alunos das escolas estaduais. “Teremos aplicativos sendo lançados e outros projetos na área da tecnologia da aprendizagem”, acrescentou o superintendente.
No stand, o atendimento ao público será feito por alunos do curso de turismo e eventos das Escolas Estaduais Fernandes Lima e Marcos Antônio, enquanto a Escola Estadual Edmilson Pontes vai expor projetos na área robótica. Também serão apresentados pesquisas e aplicativos que facilitam o processo de aprendizagem.
“Vamos mostrar nossos mais recentes projetos, a exemplo do ‘Alagoas Mobiliza’, desenvolvidos por professores e alunos, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem”, concluiu Lisboa.
O evento
Tanto o congresso como a conferência, segundo os organizadores, permitirão a integração de servidores da educação, docentes e técnicos da Universidade com pesquisadores de outros estados ou países, por meio do intercâmbio científico e troca de experiências na área de Tecnologia da Informação.
Nos cinco dias de atividades, haverá uma discussão sobre pesquisa e os desafios da educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e a comunicação no ensino, com vistas à melhoria da qualidade educacional.
A última edição do evento ocorreu no ano passado na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul (MS). Na edição deste ano, nos dias 26, 27, 29 e 30 de outubro, a programação está concentrada no Centro de Convenções. Na quarta-feira, dia 28 de outubro, o evento se desloca para a praia de Ipioca, onde será realizado no espaço do restaurante Hibiscos.
Programação
Dia 26/10 - segunda-feira
- Apresentações de robótica da Escola Edmilson Pontes
- Exposição do Núcleo de Tenologia Educacionais
- Manutenção e montagem de computadores
Dias 27, 29 e 30 de outubro – terça, quinta e sexta
- Apresentações de robótica da Escola Edmilson Pontes
- Exposição do Núcleo de Tenologia Educacionais
- Manutenção e montagem de computadores
- Exposição de trabalhos de astronomia.
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
