Sucesso da Expoagro demonstra força do setor agropecuário alagoano
Com uma média de público superior a mil pessoas por dia neste final de semana, a 65ª edição da Expoagro, que foi oficialmente aberta neste domingo (25), já pode ser considerada um sucesso, demonstrando a força do setor agropecuário alagoano. A festa atrai famílias inteiras, crianças, adultos e idosos, e apresenta o que existe de melhor na criação de bovinos, equinos, ovinos e caprinos no Estado, além de atrações gastronômicas, apresentações artísticas e entretenimento para todos os gostos.
“Fazia muito tempo que nós não vínhamos até o Parque da Pecuária, e ninguém se arrependeu. As crianças adoraram ver de perto os animais e ficaram admiradas com o tamanho de alguns. É muito divertido ver a reação delas perto dos bichos que elas só costumam ver na televisão”, disse a gestora de Recursos Humanos Liege Albuquerque, que foi com o marido e os dois filhos à Expoagro neste domingo. “Para quem gosta de passear com a família, é uma ótima alternativa”, lembrou.
A cerimônia de abertura oficial da Expoagro foi conduzida pelo empresário Domício Arruda, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), entidade que administra o Parque de Exposições José da Silva Nogueira, onde a festa é realizada anualmente com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). “Pelo apoio que a gente vem tendo, principalmente da Seagri e do Governo do Estado, que são correalizadores junto com a Associação dos Criadores, a Federação da Agricultura e o Sebrae, e pelo que foi preparado nós, não temos dúvida do sucesso desta edição”, disse o presidente da ACA.
De acordo com Arruda, a exposição surge hoje como a grande “vitrine” do produtor rural alagoano. “A exposição te se consolidado em nível regional, onde todo o trabalho realizado pelos criadores em suas propriedades é mostrado. A partir daqui, são fechados negócios e gerados negócios futuros para as propriedades ao longo dos anos. Dentro da Expoagro, nós temos diversos eventos que também já se consolidaram no Nordeste, como o Proleite, com a parceria com o Senai, o Sebrae e a Federação da indústria, trazendo toda a cadeia do leite. Aqui a gente pode ver o que houve de avanços em melhoramento genético das diversas raças criadas no Estado. Os programas que são desenvolvidos juntos aos criadores do Estado de Alagoas.
O secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, apontou a importância da Expoagro na troca de experiências entre criadores e técnicos. “Temos aqui vários secretários estaduais de Agricultura, vários expositores e criadores de outros estados, prestigiando este que é o maior evento agropecuário de Alagoas. Ele tem uma importância fundamental para o setor, pois aqui acontece a troca de informações. O produtor de fora não vem aqui somente para adquirir material genético para melhorar o seu rebanho. Ele vem para, junto com outros participantes, técnicos e das empresas expositoras, trocar experiências e levar tecnologia para sua propriedade”, destacou.
Também participando da cerimônia de abertura, o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater-AL), Carlos Dias, comentou a participação do Governo do Estado na Expoagro, demonstrando empenho no desenvolvimento agropecuário. “Em um momento de crise que o país está vivendo, ao apoiar um evento de grande porte como este, que supera as expectativas, o Governo dá um sinal muito claro à sociedade de que, independentemente da crise, ele está buscando sempre o melhor. O que nós estamos vendo aqui, com os estandes, com quem está aqui comercializando e visitando a feira, há uma demonstração de que existem alternativas para a crise, com o Governo discutindo soluções com o setor primário”, disse.
Outro aspecto abordado por Dias é a oportunidade que a Expoagro oferece ao Instituto reunindo os diversos segmentos do setor agropecuário no debate das melhores estratégias para o apoio ao homem do campo.
“Esse espaço de articulação técnica é importante para dar a dimensão futura do que se pretende. A Emater se encaixa nesse processo porque é ela quem trabalha com o pequeno agricultor. Então, quando as entidades que trabalham com recursos, com pesquisa, com atividade de ponta, conseguem estar aqui apresentando à sociedade o seu programa como um todo, a Emater passa a ser o carro-chefe na replicação dessas ações. A gente entende que, todas as vezes que se reedita uma feira, é importante que estejamos presentes para mostrar à sociedade nosso papel no repasse de toda uma metodologia técnica de discussão interna e no fomento dessa geração de riqueza”, explicou.
A abertura oficial da Expoagro 2015 teve ainda a presença do assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ricardo Santa Rita, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas, Álvaro Almeida, dos deputados estaduais Gilvan Barros Filho e Isnaldo Bulhões Júnior, do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Isnaldo Bulhões, do presidente do Conselho Regional de Medicina em Alagoas, Thiago Moraes, do superintendente da Conab , Elizeu Rêgo, e do superintendente do Sebrae, Macos Vieira, além de representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, empresários, prefeitos, vereadores e secretários municiais de Agricultura.
Últimas notícias
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
