Capital

Sucesso da Expoagro demonstra força do setor agropecuário alagoano

Por Redação com Agência Alagoas 26/10/2015 14h02
Sucesso da Expoagro demonstra força do setor agropecuário alagoano
Festa atrai famílias inteiras, crianças, adultos e idosos, e apresenta o que existe de melhor na criação de bovinos, equinos, ovinos e caprinos no Estado (Foto: Petrônio Viana)

Com uma média de público superior a mil pessoas por dia neste final de semana, a 65ª edição da Expoagro, que foi oficialmente aberta neste domingo (25), já pode ser considerada um sucesso, demonstrando a força do setor agropecuário alagoano. A festa atrai famílias inteiras, crianças, adultos e idosos, e apresenta o que existe de melhor na criação de bovinos, equinos, ovinos e caprinos no Estado, além de atrações gastronômicas, apresentações artísticas e entretenimento para todos os gostos.

“Fazia muito tempo que nós não vínhamos até o Parque da Pecuária, e ninguém se arrependeu. As crianças adoraram ver de perto os animais e ficaram admiradas com o tamanho de alguns. É muito divertido ver a reação delas perto dos bichos que elas só costumam ver na televisão”, disse a gestora de Recursos Humanos Liege Albuquerque, que foi com o marido e os dois filhos à Expoagro neste domingo. “Para quem gosta de passear com a família, é uma ótima alternativa”, lembrou.

A cerimônia de abertura oficial da Expoagro foi conduzida pelo empresário Domício Arruda, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), entidade que administra o Parque de Exposições José da Silva Nogueira, onde a festa é realizada anualmente com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). “Pelo apoio que a gente vem tendo, principalmente da Seagri e do Governo do Estado, que são correalizadores junto com a Associação dos Criadores, a Federação da Agricultura e o Sebrae, e pelo que foi preparado nós, não temos dúvida do sucesso desta edição”, disse o presidente da ACA.

De acordo com Arruda, a exposição surge hoje como a grande “vitrine” do produtor rural alagoano. “A exposição te se consolidado em nível regional, onde todo o trabalho realizado pelos criadores em suas propriedades é mostrado. A partir daqui, são fechados negócios e gerados negócios futuros para as propriedades ao longo dos anos. Dentro da Expoagro, nós temos diversos eventos que também já se consolidaram no Nordeste, como o Proleite, com a parceria com o Senai, o Sebrae e a Federação da indústria, trazendo toda a cadeia do leite. Aqui a gente pode ver o que houve de avanços em melhoramento genético das diversas raças criadas no Estado. Os programas que são desenvolvidos juntos aos criadores do Estado de Alagoas.

O secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, apontou a importância da Expoagro na troca de experiências entre criadores e técnicos. “Temos aqui vários secretários estaduais de Agricultura, vários expositores e criadores de outros estados, prestigiando este que é o maior evento agropecuário de Alagoas. Ele tem uma importância fundamental para o setor, pois aqui acontece a troca de informações. O produtor de fora não vem aqui somente para adquirir material genético para melhorar o seu rebanho. Ele vem para, junto com outros participantes, técnicos e das empresas expositoras, trocar experiências e levar tecnologia para sua propriedade”, destacou.

Também participando da cerimônia de abertura, o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater-AL), Carlos Dias, comentou a participação do Governo do Estado na Expoagro, demonstrando empenho no desenvolvimento agropecuário. “Em um momento de crise que o país está vivendo, ao apoiar um evento de grande porte como este, que supera as expectativas, o Governo dá um sinal muito claro à sociedade de que, independentemente da crise, ele está buscando sempre o melhor. O que nós estamos vendo aqui, com os estandes, com quem está aqui comercializando e visitando a feira, há uma demonstração de que existem alternativas para a crise, com o Governo discutindo soluções com o setor primário”, disse.

Outro aspecto abordado por Dias é a oportunidade que a Expoagro oferece ao Instituto reunindo os diversos segmentos do setor agropecuário no debate das melhores estratégias para o apoio ao homem do campo.

“Esse espaço de articulação técnica é importante para dar a dimensão futura do que se pretende. A Emater se encaixa nesse processo porque é ela quem trabalha com o pequeno agricultor. Então, quando as entidades que trabalham com recursos, com pesquisa, com atividade de ponta, conseguem estar aqui apresentando à sociedade o seu programa como um todo, a Emater passa a ser o carro-chefe na replicação dessas ações. A gente entende que, todas as vezes que se reedita uma feira, é importante que estejamos presentes para mostrar à sociedade nosso papel no repasse de toda uma metodologia técnica de discussão interna e no fomento dessa geração de riqueza”, explicou.

A abertura oficial da Expoagro 2015 teve ainda a presença do assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ricardo Santa Rita, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas, Álvaro Almeida, dos deputados estaduais Gilvan Barros Filho e Isnaldo Bulhões Júnior, do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Isnaldo Bulhões, do presidente do Conselho Regional de Medicina em Alagoas, Thiago Moraes, do superintendente da Conab , Elizeu Rêgo, e do superintendente do Sebrae, Macos Vieira, além de representantes do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, empresários, prefeitos, vereadores e secretários municiais de Agricultura.