Sesau abre inscrições para dois cursos gratuitos de pós graduação
Dois cursos de especialização estão sendo oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Serão 40 vagas para cada oferta, que devem ser informadas até esta quarta-feira (28), na Gestão de Educação em Saúde da Gerência Executiva de Valorização de Pessoas, pelos gestores dos profissionais interessados.
Gestão de Vigilância Sanitária e Gestão do Risco e Segurança no cuidado ao Paciente são as duas especializações com vagas disponíveis. A primeira é destinada a servidores efetivos de serviços de vigilância sanitária; e a segunda para enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem – ambos das três esferas de gestão e/ou de serviços de saúde.
“A Vigilância Sanitária é o conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da Saúde. Desse modo, o objetivo da especialização é capacitar os profissionais para a sua execução, visando contribuir para a consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, no sentido da melhoria da qualidade de vida e da saúde da população brasileira, com foco nas regiões de saúde”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Com a Gestão do Risco e Segurança no cuidado ao Paciente, o compromisso dos organizadores é contribuir para a melhoria da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde, por meio da capacitação de profissionais de enfermagem do SUS, visando o fortalecimento do Programa Nacional de Segurança do Paciente. “É reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”, resumiu a secretária.
Os dois cursos serão semi presenciais e durarão um ano. Eles possuem uma carga horária de 360h: 288h presenciais e 72h de trabalho a distancia (20% da carga horária). Os interessados devem enviar a solicitação para o e-mail [email protected], junto com a carta de anuência assinada pelo gestor do profissional. Os concluintes receberão certificados emitidos pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.