Ciclistas testam e aprovam circuito do Lago da Perucaba

Brisa e pouco vento. Esse é o tempo firme e ideal para o treinamento de ciclistas profissionais que participam de competições. O treinamento deles teve início na noite desta terça-feira (27), no circuito do Lago da Perucaba, testado e aprovado pelos competidores.
A iniciativa da Prefeitura de Arapiraca faz parte do projeto Corredor Ciclístico para a utilização de espaços públicos, inaugurado pela prefeita Célia Rocha (PTB) e o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), no último domingo, no Bosque das Arapiracas, pelos 91 anos de Emancipação Politica de Arapiraca, que será celebrado nesta sexta-feira (30).
O projeto tem as parcerias da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e das secretarias municipais de Esporte, Lazer e Juventude (Smel) e de Saúde (SMS) e acontecerá aos domingos das 6h às 9h da manhã no Bosque das Arapiracas e às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, no Lago da Perucaba.
“Fico muito feliz por esta iniciativa da Prefeitura de Arapiraca e este é o nosso propósito de transformar os espaços urbanos da cidade atrativos e úteis para a prática esportiva dentro do Plano Municipal de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade”, afirmou Célia Rocha.
Na inauguração do Mobilidade Perucaba, os titulares da SMTT e Smel, Ricardo Teófilo e Nelson Santos Filho respectivamente, representaram a prefeita Célia Rocha e ficaram satisfeitos com a aprovação dos ciclistas profissionais.
“É um projeto inovador porque poucas cidades do país disponibilizam espaços públicos para o treinamento e a prática esportiva do ciclismo e estamos oferecendo o apoio necessário para esses atletas e competidores”, afirmou Ricardo Teófilo.
“Estamos dando a oportunidade para os praticantes desse esporte e também proporcionando aos competidores um espaço ideal para eles treinarem e se aperfeiçoarem para competir em condições de igualdade com os ciclistas de outras cidades e estados em campeonatos estaduais e brasileiros”, apontou Nelson Filho.
“Iniciativa muito importante para todos nós ciclistas que precisamos muito desse apoio do poder público”, enfatizou Noberto Júnior, presidente da equipe de ciclistas Giro do Agreste.
O treinamento foi acompanhado pelo engenheiro Ricardo Lima e o técnico e agente de trânsito José Edson Farias, do Departamento de Engenharia de Tráfego da SMTT (Detra) e pelo diretor do Departamento de Trânsito Vanderley Pereira.
Veteranos e iniciantes
Entre ciclistas veteranos e iniciantes a opinião sobre o circuito do Lago da Perucaba é a mesma: satisfação e aprovação do espaço que tem 1.600 metros de pista livre para o treinamento.
A segurança dos ciclistas é garantida por duas viaturas (VTRs) da SMTT e Agentes de Autoridade de Trânsito que fecham as principais vias de acesso ao Lago da Perucaba, das 19h às 21 todas as terças e quintas-feiras.
Na primeira noite de treinamento mais de 30 ciclistas experimentaram a pista e as condições climáticas que garantem melhor desempenho e condicionamento aos atletas.
O veterano Eupídio Enoque de Araújo, 55 anos, disputa campeonatos na categoria Master C II. Ele faz parte da Seleção Alagoana de Ciclismo e disputou este ano a Copa Nordeste em Salvador (BA) e em Teresina (PI) o campeonato Norte/Nordeste.
“Esta iniciativa dá uma alavancada na vida dos ciclistas que precisam de espaço como este para treinar com segurança e se preparar da melhor forma possível”, disse Eupídio Enoque que treinava pelas rodovias estaduais em meio à velocidade dos veículos.
Cláudio Cícero, 43 anos, é outro competidor que havia parado de treinar e com o circuito Perubaca retornou aos treinos. “Espaço excelente e com as condições ideais para o nosso treinamento”, afirmou ele.
Ronaldo Soares, 39 anos, é outro competidor e amante do ciclismo. “Essa iniciativa nos estimula e o espaço nos proporciona um melhor condicionamento físico”, revela o experiente competidor.
Na outra ponta da faixa etária está o ciclista iniciante Robson da Silva Falcão, 17 anos, que disputa campeonatos na categoria Júnior e já participou do campeonato alagoano e do Desafio de Ciclismo na cidade de Paulo Afonso, na Bahia.
“Estou maravilhado com este circuito que é muito bom e seguro. Nestas condições vamos treinar para poder representar Arapiraca nos campeonatos pelo país afora”, garantiu ele.
Últimas notícias

Tia Júlia visita obras de reforma e ampliação do CRAS de Palmeira dos Índios
![[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro](https://img.7segundos.com.br/AisMKcz1Xi_jOPPV7EA_SLGehJ8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/cachorro-que-inalou-fumaca-de-droga-soprada-pela-t-00808080-1b6289b7c20d363ad4626da988580e87-7.png)
[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro

Prefeitura de Penedo e Emater, vão injetar mais de R$ 750 mil reais no Programa Fomento Rural

Polícia Civil procura acusada de soprar fumaça de maconha na boca de cachorro

Filha de Flávia Alessandra diz ser hétero, mas admite 'bode de homem'

Prefeita Tia Júlia se reúne com servidores da Educação do setor de Transportes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
