"Vamos dar mais autonomia para Ufal Arapiraca"
Com 23 cursos, o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca exerce uma importância significativa para Alagoas. Na segunda maior cidade do Estado, que não para de crescer, são mais 3.600 estudantes e cerca de 400 servidores colaborando com o município através da produção de conhecimento científico.
Nesta sexta-feira (30), Arapiraca completa 91 anos da sua emancipação política, mas o presente ainda está por vir para a comunidade acadêmica do campus da Ufal na cidade. A candidata a reitora da universidade, Valeria Correia, que representa a chapa 1 Outra Ufal é Possível, reafirmou o seu compromisso com o campus Arapiraca.
“Nós seremos modelo de gestão participativa. Vamos presentear a Ufal Arapiraca com mais autonomia, mas o presente quem vai ganhar somos nós. Acreditamos que gestão eficiente é aquela que atende as necessidades de técnicos, professores e estudantes”, afirmou a diretora da Faculdade de Serviço Social e candidata a reitora.
Entre as propostas de Valéria Correia para o interior, aparecem a descentralização administrativa e financeira dos campi de Arapiraca e Sertão, ampliação do processo de interiorização da universidade, estímulo da criação de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além de articulação com governo do Estado, prefeituras e parlamentares para a criação de uma legislação que garanta 50% de desconto nas passagens para técnicos, alunos e professores que se desloquem de um município ao outro para estudar ou trabalhar na Ufal.
Em entrevista, Valéria Correia demonstrou confiança em técnicos, professores e gestores de Arapiraca e reconheceu o trabalho desenvolvido pelos servidores sediados na cidade. “Por reconhecer o esforço de quem trabalha com firmeza, vamos dar condições para que os processos tramitem com mais celeridade e para que projetos saiam das gavetas. O diálogo será permanente também com Arapiraca”, afirmou a professora Valéria Correia.
Em tempo
Duas candidatas disputam as eleições da Ufal. A professora Valéria Correia pela chapa 1 e a professora Rachel Rocha pela chapa 2. O segundo turno da eleição acontece na próxima quinta-feira (5) em todos os campi da instituição. A comissão eleitoral orienta que, para votar, é necessária a apresentação de documento com foto.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
