Alagoas

Talento alagoano vence concurso do Google no Brasil

Por 7 Segundos 05/11/2015 17h05
Talento alagoano vence concurso do Google no Brasil
Assessoria / Em Contexto Comunicação

O designer Carlyson Oliveira, 27 anos, é o mais novo talento alagoano vencedor do concurso do Google, a maior empresa de tecnologia do mundo.

Ele criou o logotipo do Google Community Summit Brasil. Apesar de ser um evento interno do Google é considerado um dos mais importantes acontecimentos nacionais da empresa no país.

O encontro que acontece no mundo todo, e este ano no Brasil, vai reunir os líderes de duas comunidades Google. Tratam-se do Google Business Groups (GBGs) e do Google Developer Groups (GDGs), nos dias 27 e 28 deste mês, na cidade de São Paulo.

Para saber mais detalhes sobre a criação do logotipo e da premiação, o 7 Segundos conversou, por telefone, com Carlyson Oliveira, que demonstrou ser tão simples quanto a marca que criou para o Google.

A marca e a simplicidade

Carlyson Oliveira é diretor de Criação do Zeropixel, uma empresa digital com sede em Maceió, que desenvolve sites e campanhas de marketing digital, identidade visual, entre outras criações.

A marca criada pelo designer, natural de União dos Palmares, mas que mora em Maceió há dez anos, foi apresentada na página do grupo de desenvolvedores de Alagoas, liderado por Juarez Filho e Clara Santana.

Os GDGs, como são chamados, possuem representantes em vários estados e têm como objetivo fomentar o conhecimento e desenvolver competências entre profissionais e estudantes sobre as novas tecnologias do Google.

Segundo Carlyson Oliveira é o que acontece em Maceió com atividades desenvolvidas quinzenalmente em escolas, faculdades e outros ambientes para despertar nos jovens o interesse por tecnologia e promover a inclusão deles no cenário de tecnologia do estado.

"Com as atividades desenvolvidas eles se inserem logo cedo nesse mercado e passam até a competir com empresas que já se consolidaram no mercado", destacou o designer alagoano.

Ao lado, peças criadas para o Google pelo designer Carlyson Oliveira

Carlyson destacou ainda que o estado realiza o evento Alagoas Deve Day, no mês de abril, em Maceió, aberto para todas as pessoas conhecerem e participarem do mundo tecnológico. "A ideia é fomentar esse cenário da tecnologia em nossa terra", apontou ele.

Sobre o logotipo vencedor, Carlyson Oliveria disse que quanto mais simples for a marca, melhor será a percepção do usuário.

“Foram criados elos distintos que unidos demonstram construção e continuidade. Algo que é sustentável apenas quando interligado e com uma única via”, explicou Carlyson Oliveira sobre o processo de criação.

As formas, a nova paleta de cores e a tipografia Product Sans, utilizada na nova logo do Google, foram inseridas para preservar a identidade do buscador.

Como premiação, o designer alagoano recebeu passagens, hospedagens e a presença garantida no evento de 2015, só para convidados, na sede do Google Brasil. "Estou muito feliz em participar desse evento e buscar mais engajamento nesse cenário mundial'.

O encontro de comunidades locais sobre as tecnologias do Google é uma iniciativa que conta com o apoio da empresa e acontece anualmente. A programação do evento inclui palestras, dinâmicas, troca de experiências, ideias e lançamentos de projetos.

O Google Community Summit Brasil proporciona ainda a interação entre grupos de negócios e desenvolvimento, oportunidades de networking e a integração das demais comunidades.