Documentário abre discussão sobre o Velho Chico
O documentário Mico Leão Voador em Ação no Velho Chico, do cineasta Ernesto Galiotto, foi apresentado na última quinta-feira, 05, no Theatro Sete de Setembrono, dentro da programação do V Festival de Cinema Universitário de Alagoas, evento que foi realizado em Penedo de 03 a 07 de novembro.
Após a apresentação, houve um debate que abordou não apenas a situação atual e os efeitos da degradação ambiental no São Francisco, mas também em outros rios brasileiros, e contou com a participação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo de Miranda Pinto.
No documentário, Galiotto fez imagens aéreas do rio São Francisco, desde a sua nascente, na Serra da Canastra (MG), até a foz, em Piaçabuçu (AL). Na produção, o cineasta privilegia belas imagens, mas também apresenta os trechos assoreados, bem como as represas. Nas entrevistas realizadas com a população ribeirinha, o cineasta ouviu pescadores, barqueiros, estudantes e as comunidades tradicionais, especialmente, os índios da tribo Truká.
Durante o debate, alunos do Ensino Fundamental e Médio de Penedo levantaram questões relacionados com a bacia do São Francisco, como esgotamento sanitário e projeto da transposição. Para Anivaldo Miranda, qualquer discussão com vistas à preservação do rio é positiva. “É uma semente que se planta”, disse Miranda. “Investir nessa juventude é o caminho”, completou Galiotto.
O evento, que contou com o apoio do CBHSF, apresentou cursos, debates, mostras de cinema ambiental e infantil, entre outras atrações. Toda a programação foi gratuita.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
