Documentário abre discussão sobre o Velho Chico
O documentário Mico Leão Voador em Ação no Velho Chico, do cineasta Ernesto Galiotto, foi apresentado na última quinta-feira, 05, no Theatro Sete de Setembrono, dentro da programação do V Festival de Cinema Universitário de Alagoas, evento que foi realizado em Penedo de 03 a 07 de novembro.
Após a apresentação, houve um debate que abordou não apenas a situação atual e os efeitos da degradação ambiental no São Francisco, mas também em outros rios brasileiros, e contou com a participação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo de Miranda Pinto.
No documentário, Galiotto fez imagens aéreas do rio São Francisco, desde a sua nascente, na Serra da Canastra (MG), até a foz, em Piaçabuçu (AL). Na produção, o cineasta privilegia belas imagens, mas também apresenta os trechos assoreados, bem como as represas. Nas entrevistas realizadas com a população ribeirinha, o cineasta ouviu pescadores, barqueiros, estudantes e as comunidades tradicionais, especialmente, os índios da tribo Truká.
Durante o debate, alunos do Ensino Fundamental e Médio de Penedo levantaram questões relacionados com a bacia do São Francisco, como esgotamento sanitário e projeto da transposição. Para Anivaldo Miranda, qualquer discussão com vistas à preservação do rio é positiva. “É uma semente que se planta”, disse Miranda. “Investir nessa juventude é o caminho”, completou Galiotto.
O evento, que contou com o apoio do CBHSF, apresentou cursos, debates, mostras de cinema ambiental e infantil, entre outras atrações. Toda a programação foi gratuita.
Últimas notícias
Papa Leão XIV sobre liberdade de expressão: “Diminuindo rapidamente”
Ex-tutor de irmão de Suzane von Richthofen é encontrado morto em SP
Colisão envolvendo ambulância e carro é registrada na Avenida Assis Chateaubriand
Renan Filho anuncia renovação automática da CNH para bons condutores
Hospital Regional do Norte passa a ofertar atendimento em otorrinolaringologia
Internado desde a véspera do Natal, Carlos André da Silva tem familiares procurados pelo HGE
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
