Documentário abre discussão sobre o Velho Chico
O documentário Mico Leão Voador em Ação no Velho Chico, do cineasta Ernesto Galiotto, foi apresentado na última quinta-feira, 05, no Theatro Sete de Setembrono, dentro da programação do V Festival de Cinema Universitário de Alagoas, evento que foi realizado em Penedo de 03 a 07 de novembro.
Após a apresentação, houve um debate que abordou não apenas a situação atual e os efeitos da degradação ambiental no São Francisco, mas também em outros rios brasileiros, e contou com a participação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo de Miranda Pinto.
No documentário, Galiotto fez imagens aéreas do rio São Francisco, desde a sua nascente, na Serra da Canastra (MG), até a foz, em Piaçabuçu (AL). Na produção, o cineasta privilegia belas imagens, mas também apresenta os trechos assoreados, bem como as represas. Nas entrevistas realizadas com a população ribeirinha, o cineasta ouviu pescadores, barqueiros, estudantes e as comunidades tradicionais, especialmente, os índios da tribo Truká.
Durante o debate, alunos do Ensino Fundamental e Médio de Penedo levantaram questões relacionados com a bacia do São Francisco, como esgotamento sanitário e projeto da transposição. Para Anivaldo Miranda, qualquer discussão com vistas à preservação do rio é positiva. “É uma semente que se planta”, disse Miranda. “Investir nessa juventude é o caminho”, completou Galiotto.
O evento, que contou com o apoio do CBHSF, apresentou cursos, debates, mostras de cinema ambiental e infantil, entre outras atrações. Toda a programação foi gratuita.
Últimas notícias
MPAL denuncia empresário por receptação de material da Equatorial em Maceió
Colisão entre dois carros é registrada nas proximidades da Ufal, em Arapiraca
Bolsonaro não sabia que carta seria publicada por Flávio, diz defesa
Idoso fica preso sob carro após capotamento em estrada vicinal de Igaci
Rodrigo Cunha homenageia professor destaque do Maceió Abraça o Mundo
Comerciantes denunciam apreensão de mercadorias durante fiscalização
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
