Alagoas promove última colheita de soja em 2015

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) realiza nesta sexta-feira (13) um Dia de Campo no município de Junqueiro para a última colheita de soja em Alagoas no ano de 2015. A colheita, que inclui ainda uma área extensa cultivada com milho, acontece na Fazenda Santa Alice, no Povoado Caiçara, a partir das 9h. Estão previstas as presenças do governador Renan Filho e do secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos.
No início do ano, a soja e o milho foram identificados pelos integrantes do Programa de Incentivo à Produção de Grãos, executado pelo Governo do Estado por meio da Seagri, como alternativas às dificuldades vividas pelo setor sucroenergético alagoano. A partir do trabalho junto à classe produtiva da comissão que comanda o programa, foram plantados este ano 400 hectares de soja nos municípios de Junqueiro, Campo Alegre, Teotônio Vilela e Porto Calvo, além de 30 mil hectares de milho em todo o Estado.
Como resultado, Alagoas conseguiu pela primeira vez em sua história garantir a exportação de soja para a Europa, a preços que variaram entre R$ 88 e R$ 97 a saca. De acordo com o secretário Álvaro Vasconcelos, isso demonstrou ao produtor rural que Alagoas tem potencial para produzir o grão, além comprovar a existência de mercado interno e externo para o que é produzido.
“Plantamos soja de Norte a Sul do Estado já neste primeiro ano do Programa de Grãos e conseguimos exportar pelos terminais de carga de Sergipe e da Bahia. A soja não transgênica produzida em Alagoas atingiu um valor de mercado excelente e foi vendida para a Europa, mostrando ao produtor que vale a pena investir nessa cultura. Em Junqueiro, vamos colher soja que será utilizada como semente no Sudeste brasileiro, o que também tem um valor agregado muito grande. Temos mercado e potencial para expandir o plantio, o que nos traz uma perspectiva extremamente positiva para 2016”, disse Vasconcelos.
A Fazenda Santa Alice, em Junqueiro, pertence à Usina Seresta e foi arrendada pelo Grupo Santana. Na área, foram plantados 180 hectares de soja e outros 181 hectares de milho. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, integrante da Comissão de Grãos, o plantio de soja em Alagoas neste ano de 2015 foi considerado experimental, mas, a partir de 2016, a cultura deverá ser implementada de forma planejada e extensiva em várias regiões do Estado. Já a cultura do milho conseguiu resultados significativos em 2015, podendo chegar a 60 mil toneladas colhidas para grãos e forragem, volume aproximadamente três vezes maior que no ano anterior.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
