Técnicos realizam estudos sobre impactos causados pela pesca de arrasto

A pesca de arrasto causa danos significativos à biodiversidade marinha. Essa é uma das conclusões dos estudos realizados pela equipe de Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Os levantamentos serão apresentados na próxima reunião do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), marcada para o dia 24 de novembro.
A proposta da equipe do IMA é que a atividade seja proibida em uma área com 671 hectares da enseada da Pajuçara. Os estudos serão apresentados para apreciação dos conselheiros, na sequência podem ser transformados em minuta e em Resolução Normativa sobre a prática, inicialmente apenas naquela região.
Segundo o coordenador do Gerenciamento Costeiro, Ricardo César, os estudos realizados sobre a biodiversidade da enseada da Pajuçara mostram que a área serve para reprodução e crescimento de diversas espécies.
O coordenador explica que durante o arrasto há a depredação daqueles ambientes pelo impacto da rede sobre o fundo. Além disso, morrem até 95% da chamada biomassa, formada por organismos vivos, entre eles as algas, pequenos peixes, crustáceos como siris e camarões, moluscos, equinodernas como estrelas e ouriços, dentro outros.
A área em estudo inicial está localizada entre o Porto de Maceió e o recife da Ponta Verde, na região do antigo Alagoinhas. Além dos levantamentos técnicos, a equipe do IMA tem recebido denúncias e reclamações da população que observa a quantidade de organismos mortos após um arrasto.
Os estudos contam com apoio da Petrobrás e de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Últimas notícias

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda

Eduardo Bolsonaro descarta renunciar ao mandato na Câmara; licença termina neste domingo

Homem tem motocicleta roubada no bairro do Farol e é forçado a ajudar ladrão

Câmeras de segurança flagram tentativa de homicídio em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
