Sem verba, CHAMA não recebe pacientes
A falta de recursos pode virar uma tragédia para as pessoas que precisam fazer o tratamento de hemodiálise pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em Arapiraca apenas dois hospitais são referências no tratamento: O CHAMA e o Afra Barbosa.
Essa realidade é constatada pelo diretor do Centro de Hemodiálise do Complexo Hospitalar Manoel André, Hospital CHAMA, o médico Indalécio Magalhães. Ele afirma que o hospital já atende 265 pacientes.
"Já estamos no limite financeiro e só podemos atender os pacientes que estão em tratamento, o hospital não tem condições de receber novos pacientes", frisou Indalécio Magalhães.
O diretor do Centro de Hemodiálise foi taxativo com situação da escassez de recursos. "A falta do repasse de verba significa a morte anunciada das pessoas que fazem e que precisam fazer o tratamento de hemodiálise", alertou Magalhães.
O governo federal repassa para o CHAMA R$ 842 mil por mês e essa verba não é suficiente. Por esta razão, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio , da Secretaria Municipal de Saúde, repassa a complementação.
"O CHAMA e o Afra Barbosa atendem em média 360 pacientes e a despesa chega em torno de R$ 900 mil e para suprir a assistência aos pacientes cerca de 100 pessoas trabalham no hospital", disse Indalécio Magalhães.
Os pacientes com problemas renais precisam fazer o tratamento de hemodiálise três vezes por semana. O CHAMA faz o tratamento durante três turnos e em cada um deles são atendidos mais de 50 pessoas.
"Os pacientes que não poderão ser atendidos aqui, precisam ir para Maceió e procurar hospital especializado", disse o médico.
Atraso nos recursos
Por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, reconheceu que há atraso do governo federal no repasse financeiro da prestação de saúde dos municípios e inclui os serviços de hemodiálise.
O secretário reforçou que a Prefeitura de Arapiraca está acompanhando toda a situação para resolver a questão da regularização dos recursos junto à diretoria do Hospital CHAMA.
"Os serviços não serão paralisados e estamos trabalhando para a população ter um atendimento humanizado e de qualidade", afirmou Ubiratan Pedrosa, por meio de nota da assessoria.
Veja o vídeo feito pelo fotógrafo do 7 Segundos, Josival Meneses, no Centro de Hemodiálise do CHAMA.
Últimas notícias
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Saiba quem era o médico morto em frente a unidade de saúde em Arapiraca
Motoqueiro morre após colisão com carreta na entrada de Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
