Audiência sobre o Canal do Sertão reúne moradores de 21 municípios
Representantes de 21 municípios da região do semiárido estiveram no fim de semana (13) reunidos na cidade de São José da Tapera para participar da primeira audiência pública sobre a gestão social do Canal do Sertão. A reunião é promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Durante as intervenções da população direcionadas aos representantes do Governo de Alagoas, ficou explícito que o Canal do Sertão é uma obra importante para levar desenvolvimento social e econômico para as cidades atualmente contempladas e futuramente abastecidas com os recursos naturais.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres, e o secretário executivo de Gestão Interna, Edilson Ramos, compuseram a mesa junto a outras lideranças municipais para receber com atenção as sugestões elencadas pelos moradores. Segundo Ayres, as demandas são importantes para subsidiar o planejamento do Estado em relação à obra.
O secretário destacou ainda que o governo tem se reunido com movimentos sociais, instituições e organizações não governamentais para dinamizar investimentos na região do canal relativos à irrigação, plantio, colheita e hortifruti.
De acordo com o secretário executivo de Gestão Interna, Edilson Ramos, após as audiências públicas, a Semarh manterá contato constante com os moradores escolhidos para compor grupos de trabalho e assim disseminar as informações sobre os estágios da maior obra hídrica do Estado.
O cronograma de audiências públicas elaborado pela equipe da Semarh pretende colocar os debates em prática até o fim de março de 2016.
As discussões diretas com as famílias sertanejas irão contemplar as cidades de Mata Grande, Inhapi, Canapi, Água Branca, Pariconha, Delmiro Gouveia, Olho d´Água do Casado, Piranhas, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Palestina, Pão de Açúcar, Monteirópolis, Olho d’ Água das Flores, Olivença, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco.
Obra
Em 5 de novembro deste ano, o Governo de Alagoas inaugurou o trecho III do Canal do Sertão, um benefício extensivo a 77 mil habitantes distribuídos entre as cidades de Olho d’Água do Casado, Inhapi, Senador Rui Palmeira e Água Branca. O Canal do Sertão terá 250 quilômetros de extensão, entre os municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca, e vai beneficiar 42 cidades. Durante a inauguração, a presidenta da república, Dilma Rousseff, assegurou recursos para a manutenção da obra até o trecho de número cinco.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
