Resíduo gerado por estação de tratamento de água vira tijolos cerâmicos em Arapiraca
O lodo gerado como resíduo da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Arapiraca será destinado, a partir de agora, para a fabricação de tijolos cerâmicos. A medida foi tomada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Cab Águas do Agreste, após exigências feitas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Segundo informações do diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, os testes realizados em laboratório mostram que o resíduo é da classe II – B.
Isso que dizer que é considerado inerte, quando, amostras de forma representativa e submetida a um contato estático ou dinâmico com água destilada ou desionizada, na temperatura ambiente, não apresentam nenhum de seus componentes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, conforme definições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 1000).
É possível citar como exemplo materiais que não se decompõem imediatamente, como as rochas, tijolos, vidros e alguns plásticos e borrachas. “Dessa forma o resíduo da ETA é uma excelente matéria-prima, sem afetar a resistência mecânica, retração e variação da massa dos produtos cerâmicos”, comentou Gustavo Lopes.
O diretor-presidente disse ainda que, dessa forma, o ciclo dos resíduos gerados durante o tratamento da água, em Arapiraca, “ficará fechado, sem gerar impactos ambientais por disposição irregular do lodo”.
O IMA tem solicitado às empresas a melhoria na eficiência dos aspectos ambientais, esta iniciativa de aproveitamento do resíduo da ETA de Arapiraca é um marco no Estado.
Últimas notícias
Gabriel Medina e Isabella Arantes perdem filho no terceiro mês de gravidez
Francisco Sales confirma candidatura e destaca propostas para disputar vaga na ALE
Alexandre de Moraes determina inclusão de cotas para PCD no concurso da PMAL
CNJ exclui aposentadoria compulsória como punição máxima a juízes
Grupo que planejava ataque a Brasília é alvo de operação em cinco estados
Flávio Dino autoriza nova investigação contra Lulinha, filho de Lula
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
