Hemoal realiza coletas de sangue nas Centrais JÁ
Em mais uma ação itinerante para facilitar o acesso dos maceioenses à doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza itinerantes nas Centrais JÁ dos Shoppings Maceió, Farol e Pátio Maceió. As três iniciativas, que acontecem em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), serão realizadas nestas terça (17), quarta (18) e quinta-feira (19), das 8h às 16h.
Nesta terça (17), a Unidade Móvel do Hemoal está no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, na quarta-feira (18) a ação acontece no Shopping Farol, no bairro do mesmo nome e, na quinta-feira (19), no Shopping Pátio Maceió, na entrada do bairro Benedito Bentes. Por meio destas ações, a gerência do hemocentro alagoano espera formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional durante o feriadão da Consciência Negra, que acontece de sexta (20) até domingo (22).
Os interessados em realizar a doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, devem possuir no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg, segundo o Ministério da Saúde (MS). É imprescindível também, ainda de acordo com a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, portar um documento de identificação com foto e estar em perfeito estado de saúde.
“Há impossibilidade de realizar a doação, quando o candidato não preenche esses pré-requisitos e seja portador do vírus HIV ou que já foi acometido por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite. O candidato à doação deve estar bem alimentado e, se for menor de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis”, informou Maria das Graças Padilha.
E no caso das mulheres, ainda de acordo com a assistente social do Hemoal, não é permitida a doação para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. Já para repetir o gesto solidário, elas devem respeitar um prazo de três meses e os homens dois meses.
Maceió e Interior – Na capital alagoana as doações devem ocorrer no Hemoal Trapiche, situado na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 11h.
Para os voluntários que estejam no interior, as doações podem ser realizadas na sede do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Últimas notícias
Homem é preso com revólver calibre 38 no bairro Primavera, em Arapiraca
Homem é preso com dez tabletes de maconha no Village Campestre, em Maceió
Corpo com marcas de tiros é encontrado ao lado de motocicleta no Centro de Coqueiro Seco
Suspeito é preso com quase 200g de maconha durante operação do Choque na Vila Brejal
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
