Saurê Palmares celebra a cultura negra em Maceió
O Centro de Maceió vai ficar mais movimentado na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Nesta quarta e quinta-feira, 18 e 19 de novembro, as ruas do centro comercial e a Praça Deodoro viram cenário para o Saurê Palmares, projeto realizado pela Prefeitura de Maceió por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em homenagem à memória e a herança da negritude na cidade.
Na quarta-feira a comunidade de matriz africana e toda população de Maceió estão convidadas para participar da Roda de Diálogos com o diplomata alagoano Miguel Gustavo de Paiva Torres. O evento vai discutir as conexões entre os saberes tradicionais das comunidades afro-alagoanas e as tradições vivenciadas pelo embaixador em diversos países da África.
A Roda de Diálogos é a aberta ao público e acontece a partir das 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, localizado na Avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara.
Giro de Matriz Africana
Na quinta-feira o Saurê Palmares ganha vida a partir das 15h, com apresentação de 40 grupos culturais no Giro de Folguedos de Matriz Africana, numa realização da FMAC em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio do convênio nº 817572/2015.
Giro de Folguedos de Matriz Africana fará a Rota do Saurê percorrendo diversas ruas no centro comercial da cidade com apresentação de ligados a temática afro-brasileira.
Na Praça Deodoro será montado um palco onde vários grupos se apresentarão a partir das 17h. As atrações são Samba de Negro, Coletivo Afro Caeté, Orquestra de Tambores, Banda Afro Afoxé, Afoxé Odô Iyá e Banda Afro Mandela. No local, será possível conferir ainda oficina de turbantes e exposições de artesanato afro e instrumentos de capoeira.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
