Litoral

Começa projeto para sensibilizar usuários da costa de Alagoas

Por Redação com Agência Alagoas 19/11/2015 19h07
Começa projeto para sensibilizar usuários da costa de Alagoas

Entre os principais problemas encontrados nas praias de Alagoas, o lixo depositado de modo indevido compromete a biodiversidade e até mesmo o uso pela população. Para sensibilizar os usuários a contribuir com a preservação desse ambiente, começa, neste sábado (21), no trecho entre as praias de Jatiúca e a Pajuçara, o projeto 'Nossa Praia', e segue durante todo o verão, chamando a atenção para a responsabilidade de todos na preservação deste tipo de ecossistema.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com apoio e parceria de grupos da sociedade civil e iniciativa privada. Entretanto, o projeto pretende mobilizar a população para participar de modo espontâneo.

“A ideia é de que todos somos parte e que todos podemos contribuir para manter nossas praias limpas”, comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA.

O projeto começa com o slogan: 'A Praia é Nossa, o Lixo é Seu', para incentivar as pessoas a não deixarem resíduos na praia.

Durante todo o verão, serão realizadas atividades de educação ambiental. Grupos estarão espalhados pelas praias de Maceió e do interior, de modo alternado em finais de semana. Eles vão conversar com os banhistas, ambulantes e comerciantes que utilizam os locais.

As equipes estarão distribuindo sacolas biodegradáveis nas praias e lixeiras para carros nos semáforos, pranchas serão distribuídas nas praias com suportes com sacolas biodegradáveis para os banhistas retirarem. Haverá ainda, distribuição de sementes e de mudas de árvores, vídeos para redes sociais e spots de rádio, concurso de fotografia, mutirões de limpeza, campanhas específicas, exposições, entre outras atividades.

“Neste primeiro final de semana, as ações serão realizadas entre as praias de Pajuçara e Jatiúca. Haverá distribuição de sacolas na praia e no semáforo, exposição em tendas, conversas com banhistas e outros usuários, é o nosso ponto de partida”, comentou Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA.

O projeto conta também com a parceria da empresa Alagoas Ambiental, que no sábado estará, ao final do dia, fazendo a coleta dos resíduos deixados pelos usuários.