No Dia da Consciência Negra, comércio funciona em Arapiraca

O feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20), não é considerado nacional. No entanto, as repartições públicas municipais, estaduais e federais não funcionam neste dia 20 de novembro. Apenas os serviços essenciais oferecidos por esses poderes.
Assim como o Poder Judiciário de Alagoas suspendeu suas atividades para esta sexta-feira. As unidades judiciais voltam a funcionar na segunda-feira (23). No entanto, os plantõs no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na capital, e nas Comarcas da capital e do inteiro vão funcionar.
Comérico aberto
Em Arapiraca, o Dia da Consciência Negra não atinge o comércio local. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindlojas), todas as lojas e empresas comerciais vão abrir as portas nesta sexta-feira (20).
A informação do Sindlojas é de que a data não consta como feriado no calendário de negociação do comércio. Com relação aos bancos, o Sindlojas recebeu comunicado de que a agência do Banco do Brasil estará fechada nesta sexta. Os demais bancos não informaram se abrem ou fecham as portas.
Para os comerciantes que precisarem de crédito durante o dia de hoje, o Sindlojas confirmou que a Cooperativa de Crédito para Empresas (Sicoob), que funciona na Rua Manoel Leão, vai funcionar normalmente.
Shopping Center
O Arapiraca Garden Shopping vai funcionar normalmente no Dia da Consciência Negra. Todas as lojas e praça de alimentação vão funcionar no horário permanente das 10 da manhã às 22 horas.
O cinema também seguirá com a programação normal.
Zumbi dos Palmares
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
