No Dia da Consciência Negra, comércio funciona em Arapiraca
O feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20), não é considerado nacional. No entanto, as repartições públicas municipais, estaduais e federais não funcionam neste dia 20 de novembro. Apenas os serviços essenciais oferecidos por esses poderes.
Assim como o Poder Judiciário de Alagoas suspendeu suas atividades para esta sexta-feira. As unidades judiciais voltam a funcionar na segunda-feira (23). No entanto, os plantõs no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na capital, e nas Comarcas da capital e do inteiro vão funcionar.
Comérico aberto
Em Arapiraca, o Dia da Consciência Negra não atinge o comércio local. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindlojas), todas as lojas e empresas comerciais vão abrir as portas nesta sexta-feira (20).
A informação do Sindlojas é de que a data não consta como feriado no calendário de negociação do comércio. Com relação aos bancos, o Sindlojas recebeu comunicado de que a agência do Banco do Brasil estará fechada nesta sexta. Os demais bancos não informaram se abrem ou fecham as portas.
Para os comerciantes que precisarem de crédito durante o dia de hoje, o Sindlojas confirmou que a Cooperativa de Crédito para Empresas (Sicoob), que funciona na Rua Manoel Leão, vai funcionar normalmente.
Shopping Center
O Arapiraca Garden Shopping vai funcionar normalmente no Dia da Consciência Negra. Todas as lojas e praça de alimentação vão funcionar no horário permanente das 10 da manhã às 22 horas.
O cinema também seguirá com a programação normal.
Zumbi dos Palmares
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro por completo através de decretos estaduais.
A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Últimas notícias
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
