Secretária de Saúde do estado pede apoio do MS contra a microcefalia
Preocupados com o aumento de casos de microcefalia, os secretários estaduais de Saúde do Nordeste se reuniram, na sexta-feira (20), para solicitar apoio do Governo Federal no enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A secretária de Estado da Saúde de Alagoas, Rozangela Wyszomirska, participou do encontro, que aconteceu em Salvador (BA).
A iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia resultou na elaboração de uma carta que identifica as necessidades conjuntas dos Estados. Dentre os destaques do documento entregue ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, está o pleito de que o governo federal reconheça que o país, sobretudo a Região Nordeste, sofre uma séria ameaça de saúde pública.
Para a secretária de Estado da Saúde de Alagoas, Rozangela Wyszomirska, a reunião aconteceu num momento oportuno. “Estamos muito preocupados com os casos de arbovirores e os casos de microcefalia, que estão nos deixando extremamente angustiados. Esse momento é muito importante, ainda mais porque contou com a presença do ministro da Saúde”, disse Wyszomirska.
Além de conclamar um maior envolvimento do Estado brasileiro, com intuito de construir uma estratégia agressiva de combate ao mosquito e controle dos agravos, o documento ainda cita a importância do apoio a instituições científicas para o desenvolvimento de novos métodos para o controle do mosquito e a necessidade de criar um fundo nacional emergencial para aplicação exclusiva nas ações emergenciais de combate às arboviroses.
Emergência
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, que decretou no último dia 11 de novembro situação de emergência em saúde pública no Brasil, explicou aos secretários que vêm tomando todas as medidas possíveis. “Convocamos 17 ministérios para auxiliar no combate ao vetor e vamos utilizar todas as armas possíveis. Não vamos dar trégua”, disse, durante o encontro com os secretários.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
