Alagoas

Marinha realiza inspeção naval em Piranhas

Por 7 Segundos 24/11/2015 10h10
Marinha realiza inspeção naval em Piranhas
- Foto: Assessoria

A equipe aquática da Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI São Francisco), por meio da Agência Fluvial de Penedo, realizou inspeção durante todo o domingo nas águas do Velho Chico em Piranhas. Na ação, ela abordou seis catamarãs que faziam passeio com turistas nos Cânions, um lancha de esporte e recreio e quatro motos aquática, sendo que duas foram apreendidas, em virtude dos seus condutores não eram habilitados, enquanto uma uma terceira foi notificada por fazer manobras perigosas na área reservada aos banhistas.

“O Rio São Francisco é muito convidativo para atividades de lazer náutico, sobretudo na região de Xingó. No entanto, algumas pessoas não tomam as devidas precauções de segurança que podem resultar em acidentes. A principal irregularidade encontrada durante as inspeções navais é o uso de embarcações por pessoas sem a devida habilitação para conduzi-las, transformando, por vezes, um momento de lazer em família em uma grande tragédia com vítimas fatais”, destaca o capitão-tenente Rafael Velasques.

Defesa da fauna 

Já nesta segunda-feira, a equipe aquática fiscalizou 25 Km do Rio São Francisco, na área do Município de Pão de Açúcar e Belo Monte. Na ocasião, foram apreendidas rede de pesca de emalhe para captura de peixes, com malha 8 cm e 10 cm, e comprimento total de 270 metros. O Ibama lavrou termo de apreensão e destruição e o BPA lavrou um COP para as ocorrências. “A utilização de redes de emalhe para captura de peixes é proibida durante a piracema”, lembra o coordenador da equipe, Rivaldo Couto, analista do Ibama.

Em Belo Monte, uma balsa que realizava a travessia de pessoas e veículos foi lacrada e retirada de tráfego por não oferecer condições seguras para navegar, devido ao seu mau estado de conservação.

Uma embarcação que transportava 40 passageiros foi notificada, pois a mesma levava carga em desacordo com as Normas da Autoridade Marítima.

Junto com a equipe fauna, a aquática realizou uma fiscalização na feira livre da cidade de Pão de Açúcar, resgatando 109 pássaros, entre eles sabiás, cancans, rolinhas, extravagantes e canários da terra.