Promotora entra com ação pública contra lixão de Limoeiro

A promotora de Justiça do Ministério Publico Estadual, no município de Limoeiro de Anadia, Miryã Tavares Pinto Cardoso Ferro, entrou com uma ação cível pública contra o prefeito James Marlan Ferreira (PP) e a Associação Pública sem fins lucrativos, uma espécie de consórcio do lixão.
A medida providenciada pela promotora está em um documento com 18 páginas contra a permanência do funcionamento precário do lixão e para a construção de um aterro sanitário no município de Limoeiro de Anadia.
"Todas as providências foram tomadas pelo Ministério Público Estadual e encaminhadas ao juiz para as devidas soluções", afirmou a promotora Miryã Ferro.
Acampados
Os moradores do Povoado Gulandim, município de Limoeiro de Anadia, no Agreste de Alagoas, permanecem acampados no terreno do lixão à espera de uma solução judicial.
Eles protestam contra a situação do lixão que não tem as mínimas condições de higiene sanitárias. As queimadas provocadas pela prefeitura do município no lixão veem causando doenças respiratórias nas famílias, que afetam principalmente as crianças.
Para tentar despejar o lixo recolhido na cidada na área do lixão, o prefeito de Limoeiro de Anadia, James Marlan Ferreira (PP), determinou que policiais militares escoltassem o caminhão do lixo até o local do despejo. Mas, os moradores impediram.
"Os policiais só foram embora depois de uma hora tentando que o caminhão despejasse o lixo aqui, mas nós resistimos e não permitimos", disse a moradora Betânia Duarte.
Na luta
Três vereadores de Limoeiro de Anadia estão na luta contra o lixão da cidade. Eliene Martins (PRP), Zé Juvenal e Tonho da Rita (ambos do PSDB) acompanharam representantes da moradores do Povoado Gulandim até o Fórum da cidade para falar com a promotora Miryã Tavares Ferro.
"Estamos nessa luta porque a população está cansada de esperar uma solução do gestor municipal e nada se resolve. Com esta ação pública esperamos que a Justiça determine uma solução imediata para este caso", disse a vereadora Eliene Martins.
Veja o vídeo do local do lixão de Limoeiro de Anadia:
Últimas notícias

Alagoas tem quase 100 mil inscritos no Enem 2025

Cantor sertanejo é executado a tiros por criminosos disfarçados de PMs

Policial penal que atirou em entregador é preso no Rio de Janeiro

Programa Celular Seguro recuperou 1.483 aparelhos desde janeiro; veja se o seu está na lista

Polícia Civil investiga homicídio de mulher encontrada morta em estrada vicinal

Alurb realiza intervenções em árvores no bairro da Gruta de Lourdes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
