Promotora entra com ação pública contra lixão de Limoeiro
A promotora de Justiça do Ministério Publico Estadual, no município de Limoeiro de Anadia, Miryã Tavares Pinto Cardoso Ferro, entrou com uma ação cível pública contra o prefeito James Marlan Ferreira (PP) e a Associação Pública sem fins lucrativos, uma espécie de consórcio do lixão.
A medida providenciada pela promotora está em um documento com 18 páginas contra a permanência do funcionamento precário do lixão e para a construção de um aterro sanitário no município de Limoeiro de Anadia.
"Todas as providências foram tomadas pelo Ministério Público Estadual e encaminhadas ao juiz para as devidas soluções", afirmou a promotora Miryã Ferro.
Acampados
Os moradores do Povoado Gulandim, município de Limoeiro de Anadia, no Agreste de Alagoas, permanecem acampados no terreno do lixão à espera de uma solução judicial.
Eles protestam contra a situação do lixão que não tem as mínimas condições de higiene sanitárias. As queimadas provocadas pela prefeitura do município no lixão veem causando doenças respiratórias nas famílias, que afetam principalmente as crianças.
Para tentar despejar o lixo recolhido na cidada na área do lixão, o prefeito de Limoeiro de Anadia, James Marlan Ferreira (PP), determinou que policiais militares escoltassem o caminhão do lixo até o local do despejo. Mas, os moradores impediram.
"Os policiais só foram embora depois de uma hora tentando que o caminhão despejasse o lixo aqui, mas nós resistimos e não permitimos", disse a moradora Betânia Duarte.
Na luta
Três vereadores de Limoeiro de Anadia estão na luta contra o lixão da cidade. Eliene Martins (PRP), Zé Juvenal e Tonho da Rita (ambos do PSDB) acompanharam representantes da moradores do Povoado Gulandim até o Fórum da cidade para falar com a promotora Miryã Tavares Ferro.
"Estamos nessa luta porque a população está cansada de esperar uma solução do gestor municipal e nada se resolve. Com esta ação pública esperamos que a Justiça determine uma solução imediata para este caso", disse a vereadora Eliene Martins.
Veja o vídeo do local do lixão de Limoeiro de Anadia:
Últimas notícias
Foragido da Justiça sofre tentativa de homicídio ao ser baleado em Maceió
Audiência deve definir futuro de crianças envolvidas em troca na maternidade de Arapiraca
Projeto de Lei em Alagoas propõe a criacão de banheiros e vestiários neutros exclusivos para pessoas trans e não binárias
Mais da metade do público prioritário ainda não se vacinou contra a Influenza em Alagoas
Polícia prende 4º suspeito de esquartejar homem no ‘Tribunal do Crime’ no Passo de Camaragibe
Pai e filho desaparecidos são encontrados mortos às margens do Rio São Francisco, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
