Defensoria Pública garante ultrassonografias para gestantes
O município de Major Izidoro já voltou a oferecer exames de ultrassonografia às gestantes da localidade. A oferta do exame ficou praticamente paralisada por dez meses, fato detectado durante etapa do Expresso da Cidadania em outubro, após denúncias do Conselho Tutelar do município e das próprias gestantes.
Tendo em conta a importância dos exames ultrassonográficos durante o pré-natal, a Defensoria Pública, requisitou, imediatamente, ao Secretário de Saúde do Município esclarecimentos e a adoção de providências para a disponibilização dos exames.
Após contato entre os órgãos, o problema foi resolvido e, segundo a Secretaria de Saúde, por meio do Ofício 1610/2015, e através de contato pessoal do Secretário de Saúde, os exames já estão sendo quinzenalmente liberados de acordo com a demanda espontânea de gestantes do município, que conta, agora, com profissional especialista em ultrassonografia em seu quadro, bastando apenas que a paciente se dirija até a clínica de especialidades da cidade, com encaminhamento médico e cartão do SUS para a realização do exame.
A ultrassonografia é um dos exames mais importantes para avaliação do desenvolvimento e a saúde do feto, ela pode diagnosticar malformações e ainda identificar sinais sugestivos de doenças genéticas. A Organização Mundial de Saúde recomenda a realização de no mínimo 03 ultrassons para a garantia de uma gestação segura.
Para a Defensora Pública Nicolle Januzi de Almeida Rocha Pereira, a participação do Conselho Tutelar do município foi fundamental, uma vez que levou a questão ao conhecimento da Defensoria Pública, permitindo a pronta adoção de providências para a defesa da saúde das gestantes.
A Defensora informou ainda que o caso ficará sob fiscalização contínua da Instituição, a fim de se garantir que os exames continuem a ser realizados de forma adequada. “Esse foi mais um dos muitos benefícios já alcançados pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas através do Programa Expresso da Cidadania, que vem conseguindo efetivar direitos da população carente que ainda não conta com a Defensoria Pública instalada em seus municípios”.
Últimas notícias
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Médico do Hospital Ib Gatto Falcão alerta sobre cuidados para evitar quedas, febre e infecções em crianças nas férias
Avó de Rico Melquiades denuncia violência cometida pelo ex-genro
Poste pega fogo na rua São José, no bairro do Jacintinho
Homem de 45 anos morre afogado em barragem no Sítio Manoel Gomes, em Coité do Noia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
