Alunos de escola de Sao Miguel produzem curta metragem
Imagine chegar em sala de aula se deparar com João Grilo e Chicó. Ou sentar ao lado de Quincas Berro d'Água. Esta é uma cena que alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ana Lins, em São Miguel dos Campos, vivenciam nos últimos dias. Todo ano, a escola produz curtas metragem sobre obras da literatura brasileira cujos protagonistas são os próprios alunos. O resultado: uma maneira mais divertida e interativa de aprender a disciplina de literatura.
A produção dos curtas metragens da escola é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Miguel dos Campos e, este ano, também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Cinco obras foram escolhidas para a gravação: "Nordeste Independente", de Carlito Lima; "Morte e Morte de Quincas Berro d'Água" e "O País do Carnaval" de Jorge Amado; "Uma Mulher Vestida de Sol" e "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna.
Ao todo, 150 alunos participaram das filmagens, que utilizaram casarões antigos, ruas e fazendas de São Miguel dos Campos como cenário. As gravações são feitas por uma equipe de seis pessoas, três câmeras e som com qualidade HD.
Acervo de aprendizagem - O diretor da escola, Charles Valença, destaca os benefícios pedagógicos que a produção dos curtas traz para a escola. "O melhor de tudo isso é que é uma produção feita pelos alunos para os alunos. E o acervo produzido fica disponível para os professores utilizarem em sala de aula", pontua.
A gerente da 2ª Gerência Regional de Educação (Gere), Fabiana Rocha, diz que a produção dos curtas abre um leque de possibilidades pedagógicas e artísticas para a escola. " O recurso audivisual utilizado dentro da sala de aula é uma importante ferramenta para exemplificar de forma concreta o objeto de estudo.Fazer um trabalho assim com obras literárias , é sem dúvida, uma forma instigante de favorecer a aquisição dos conteúdos pelos alunos. E o que é melhor, o aluno utiliza como fonte de estudo um material de sua própria autoria, sentindo-se consequentemente coautor do processo de sua própria aprendizagem", avalia.
Noite de exibição - Os curtas metragens protagonizados pelos alunos serão apresentados em duas sessões especiais na escola nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) a partir das 18h30. "Estamos esperando um público de 800 pessoas nestes dois dias", estima o diretor Charles Valença.
Últimas notícias
Avó de Rico Melquiades denuncia violência cometida pelo ex-genro
Poste pega fogo na rua São José, no bairro do Jacintinho
Homem de 45 anos morre afogado em barragem no Sítio Manoel Gomes, em Coité do Noia
Concluintes do Ensino Médio celebram formatura no Colégio da Polícia Militar da capital
Educação divulga resultado do processo seletivo para gerentes Especiais Regionais
Prefeitura de Maceió restabelece iluminação na orla de Jacarecica após furto de cabos
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
