Açúcar recupera preço e anima fornecedor de cana

Em clima de otimismo os fornecedores de cana renovam as esperanças com a alta do preço do açúcar no mercado nacional. De acordo com o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas (Asplana), Edgar Filho, a recuperação do preço foi provocada pela redução da oferta do produto disponível no mercado, proporcionando um cenário mais otimista para o setor sucroenergético.
“Havia uma grande quantidade de açúcar e agora ela está sendo enxuta. Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores do mundo, a seca na Índia e da estiagem na própria região Nordeste do país – que deve gera uma quebra de safra superior a 20% no ciclo 15/16, – são fatores que contribuíram para esta nova realidade de mercado”, esclareceu Edgar Filho.
Segundo o presidente da Asplana, outro ponto que também foi responsável pela recuperação do preço do açúcar está na mudança da safra no Centro/Sul do país. “Em São Paulo, maior produtor do Brasil, o ciclo 15/16 deixou de ser açucareiro e passou a ser mais alcooleiro. Com isso, a quantidade de açúcar produzida é reduzida e o preço aumenta”, reforçou.
Para Edgar Filho, diante do panorama apresentado pelo mercado brasileiro e internacional do setor sucroenergético, a tendência de alta deve perdurar pelos próximos dois anos, levando, consecutivamente, a uma valorização dos preços da cana e do ATR.
“Mas, para que este panorama possa melhorar ainda mais, seria fundamental a liberação dos recursos da subvenção. Com isso, os fornecedores de cana teriam condições de renovar os canaviais que foram perdidos nos últimos cinco anos por conta da crise financeira quer castigou o setor”, finalizou Edgar Filho.
Últimas notícias

Alagoas registra aumento de 90% nas chegadas internacionais durante o mês de março

VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece nesta terça (29) em Arapiraca

Saiba o que Siderlane Mendonça fazia em Brasília enquanto seu gabinete era revirado pela PF

Gilmar suspende julgamento com 4x0 contra Collor, que permanecerá preso

Onça que matou caseiro chega acordada para exames e tenta avançar em homem

Gilmar Mendes pede destaque, e julgamento sobre prisão de Collor vai ao plenário do STF
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
